28 – Os carros elétricos são poluentes??

O que vocês tem na mente quando imaginam carros elétricos? Um carro 100% limpo e renovável? Um carro futurístico? Bem, não é o que muitos pensam.

Mas antes de dar prosseguimento, peço que curtam o Blog nas suas redes sociais. Na parte esquerda da página se encontra os links do Twitter, Facebook e LinkedIn para vocês acessarem.

Pesquisa da Alemanha

Em uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica em Munique liderada por Christoph Buchal, revela que os carros elétricos causam mais poluição do que os veículos convencionais [1][2].

Como a pesquisa original se encontra em alemão, eu não pude verifica-la por completo, apenas lendo os links em inglês que dissertam sobre os dados. Mas vamos aos argumentos que sustentam a pesquisa.

O que sustenta a pesquisa

Um ponto é que a fabricação dos carros elétricos poluem mais do que os carros convencionais, fortemente apontado pela pesquisa.

O outro ponto é que pelo que verifiquei, foi comparado apenas um modelo de carro elétrico (Tesla Model 3) e um modelo de carro convencional (Mercedes C220d). Logo, seria como se fosse dizer para apenas aquele caso em específico.

Finalmente, que uma parte da energia elétrica da Alemanha é abastecida por combustíveis fosseis (como o carvão e lignito), que são um dos grandes emissores de CO2 no país [3].

Em outras palavras, a pesquisa foi feita já com um viés de atacar o uso dos carros elétricos, por interesse próprio. Este interesse é comentado no texto 16.

Porque é compreensível sua suspeita

É verdade que as baterias elétricas poluem mais em relação as dos veículos convencionais. Porém, em comparação com o que o veiculo comum polui como um todo, ainda consegue ser irrelevante [4][5].

Existe também uma pesquisa que relaciona as emissões de carbono com os veículos a diesel. Nesta pesquisa, é notório que os países com mais fontes renováveis possuem menores emissões de gases de veículos elétricos do que com os países que usam mais fontes não-renováveis [6].

É aí que esta o truque. É comparado o carro elétrico com o carro convencional, em termos da origem da eletricidade vinda de combustíveis fósseis. Não é uma comparação em termos de emissões de carbono de ambos os tipos de carros.

No final deste texto haverá um vídeo comparando a poluição do carro elétrico com o carro convencional [5]. Além disso, no termino deste post haverá referências para uma melhor compreensão.

Se tiver alguém que leia em alemão e que tiver lendo este texto, peço que se possível leia a pesquisa em questão e depois comente sobre ela neste texto. Até a próxima.

Vídeo comparando carros elétricos com carros convencionais

Referências

[1] GOSSELIN, P, New German study shocks electric cars: “Considerably” worse for climate than diesel cars, up to 25% more CO2!, NoTricksZone, disponível em: <https://notrickszone.com/2019/04/19/new-german-study-shocks-electric-cars-considerably-worse-for-climate-than-diesel-cars-up-to-25-more-co2/>, acesso em: 8 jul. 2019.

[2] GALDINO, Any Karolyne, Estudiosos da Alemanha insistem que os carros elétricos poluem mais que o diesel ou a gasolina, Engenharia é, disponível em: <https://engenhariae.com.br/editorial/energia-verde/estudiosos-da-alemanha-insistem-que-os-carros-eletricos-poluem-mais-que-o-diesel-ou-a-gasolina?fbclid=IwAR006WwdhX-6bwM9OXAbGOccwOFGx22GeZRb7DzHJQJrD95QRinGTh1OGd4>, acesso em: 8 jul. 2019.

[3] Mostly false: “Electric cars generate higher emissions than diesel cars”, EUFACTCHECK, disponível em: <https://eufactcheck.eu/factcheck/mostly-false-electric-cars-generate-higher-emissions-than-diesel-cars/>, acesso em: 8 jul. 2019.

[4] BALLABAN, Michael, Enough with the “Actually, Electric Cars Pollute More” Bullshit Already, JALOPNIK, disponível em: <https://jalopnik.com/enough-with-the-actually-electric-cars-pollute-more-bu-1834338565>, acesso em: 8 jul. 2019.

[5] LAMBERT, Fred, New study claiming electric cars are dirtier than diesel debunked, Electrek, disponível em: <https://electrek.co/2019/04/22/study-electric-cars-dirtier-diesel-debunked/>, acesso em: 8 jul. 2019.

[6] WILSON, Lindsay, The ‘electric cars aren’t green’ myth debunked, Shrink That Footprint, disponível em: <http://shrinkthatfootprint.com/electric-cars-green>, acesso em: 8 jul. 2019.

Rafael Henrique

Sou graduado em Engenharia de Energia pela PUC Minas. Recentemente, concluí o mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP. Decidi dar inicio a este blog, com o intuito de abrir o espaço de divulgação científica relacionado a energia e seus temas relacionados.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. 29 de agosto de 2019

    […] se lembram do texto anterior em que comento sobre a origem da energia elétrica ser de fonte não-renovável (combustíveis […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *