Um garoto contra um mito: Tulio vs Microondas
Não existe nada mais poderoso do que uma mente humana focada (fenômeno também conhecido como “um cabra encanado”).
E se essa pessoa encanada ainda tiver iniciativa e gostar de pôr a mão na massa, pronto, temos um desbravador. Não vou falar que essa pessoa é uma cientista, porque há gente assim em todas as áreas, nas artes e na filosofia, e na falta de palavra genérica melhor usei “desbravadores” mesmo.
E sabe do que desbravadores não gostam? Respostas fáceis.
Vamos começar um experimento neste blog com um desbravador: Tulio Baars – o cara interessado por astronomia que com 16 anos fez um curso a distância; aprendeu sobre uma tal Anomalia Magnética do Atlântico Sul; se inscreveu num programa da NASA e ganhou dela um kit para coletar seus dados; se interessou por Perturbações Ionosféricas Súbitas; falou com a Universidade de Stanford e ganhou mais dois kits para pesquisa e depois mais um detector de raios cósmicos.
Mas chega de puxar o saco dele, veja a história toda aqui.
Mesmo com tanta atenção voltada para o universo, o Tulio não se desligou das pequenas perguntas terrenas – curiosidade não é seletiva e perguntas são perguntas. Ficou encucado agora com um monstro cheio de mistérios e magias: o forno de microondas.
Tão presente e tão controverso, uns dizem que ficar perto dele dá câncer, tomar água fervida nele dá câncer, comida requentada nele dá câncer, e por aí vai. [Fora aqueles shows pirotécnicos com metais dentro de microondas que sempre aparecem na TV com um aviso “Não façam isso em casa”.]
Um experimento tem rodado o mundo das internets, usando água fervida (e esfriada depois, claro) para regar plantas, onde supostamente essas plantas sofrem mais em comparação com as regadas com água normal.
O Tulio não se aguentou e vai tocar mais esse experimento no maior estilo FAÇA-VOCÊ-MESMO. Nós do ScienceBlogs Brasil vamos acompanhar e publicar esse experimento que qualquer um pode fazer em casa. De hoje em diante vamos publicar o diário do Experimento Microondas.
Fique ligado. E se quiser fazer o seu em casa, escreva para a gente!
Siga o experimento:
Acompanhe o experimento desde o começo:
Dia 0: Um garoto contra um mito: Tulio vs Micro-ondas
Dia 1: Experimento Micro-ondas: Dia 01
Dia 3: Experimento Micro-ondas: Dia 03
Dia 20: Mudou o pH, e agora?!
Discussão - 4 comentários
[…] Um garoto contra um mito: Tulio vs Microondas […]
[…] Dia 0: Um garoto contra um mito: Tulio vs Micro-ondas […]
[…] Dia 0: Um garoto contra um mito: Tulio vs Micro-ondas […]
[…] Um garoto contra um mito: Tulio vs Microondas | Tubo de Ensaios disse: 7 de fevereiro de 2014 às 23:13 […]