Sobre Ciência e Arte

No livro Desvendando o arcoíris, o biólogo e grande divulgador da evolução por seleção natural Richard Dawkins tenta mostrar como o universo desvendado pela Ciência pode ser uma rica fonte de inspiração para os artistas, ao contrário do que pensam muitos, como o poeta inglês Keats, que acreditava que Newton roubara todo o encanto dos arcoíris, ao desvendá-los. Fora os escritores de ficção científica, conheço poucos exemplos de artistas usando temas científicos ou inspirados pela Ciência. Dos poucos exemplos que conheço, sobressaem os poetas repentistas do sertão nordestino, que em geral mostram sua superioridade em relação aos adversários desfiando seus conhecimentos, muitas vezes surprendentemente minuciosos, casando de maneira admirável a criatividade artística com o maravilhamento frente à complexa beleza do universo, da Natura, como gostam de dizer. Não deixa de ser uma possibilidade interessante tentar usar a abilidade destes artistas em prol da divulgação do conhecimento científico, além de exemplo do casamento possível Ciência-Arte. Mundialmente, há tentativas sérias de instigar o uso da Ciência como tema artístico bem como de incentivar que cada vez mais cientistas se expressem artisticamente, cito especificamente o movimento Lablit (laboratory literature), bem representado na internet no site www.lablit.com, por exemplo. Há uma série de exemplos de grandes cientistas que em algum momento sentiram necessidade de conjugar arte e ciência, no Brasil:Mário Schoenberg e José Lopes Leite; no exterior: Einstein, Feynman, o próprio Asimov era um cientista por treinamento. E há, claro, o caso bem mais raro de grande artista que sentiu necessidade de atuar como cientista, ainda que por um período relativamente curto, disto só conheço um exemplo: o inigualável Vladimir Nabokov. Interessado desde criança em colecionar borboletas, o escritor russo de expressão inglesa chegou a atuar como anatomista de lepidópteros nos EUA, tendo feito importantes contribuições na taxonomia de certo grupo de borboletas.