Reciclagem? (o capitalismo, os sugestionáveis, os paranóicos, os ecochatos e os educados)

O texto a seguir foi enviado pelo amigo Elton Valente:
“O ‘ambientalismo’ está na moda. A reciclagem está na mídia. Você acessa a internet, liga a TV, ou abre a revista, o jornal (será que alguém ainda faz isto?) e a coisa está lá. E vai permanecer por muito, muito tempo e distorcida, direcionada. ‘ELES’ não estão falando mentira, mas estão torcendo a verdade, sabe por quê? Sabe o que ‘eles’ querem? Que você se sinta culpado pela desgraça ambiental que nos ameaça. É isso mesmo! Você tem de ser e se sentir c-u-l-p-a-d-o!
Sinto lhe dizer, e não estou querendo ser catastrofista, alarmista, conformista ou outro ista qualquer, mas nada do que você fizer ou ‘reciclar’ para ‘salvar o planeta’ vai adiantar alguma coisa. A questão é que os maiores responsáveis pelos problemas ambientais do mundo se escondem atrás de um espelho. Quando você olha para ‘eles’, você vê… Você! E é isso que ‘eles’ querem: você na frente do espelho. E o que é pior, muito provavelmente você vai ficar na frente do espelho, porque desde que a mídia global tomou consciência do seu poder de sedução e encantamento, você não é mais o dono de suas próprias vontades. Sei que é difícil e doloroso o resultado de ‘tomar a pílula vermelha’ como em ‘Matrix’. Mas, enfim, é a vida!
Imagine que toda a população do mundo enviasse 100% do seu lixo para a reciclagem e todo ele fosse efetivamente reciclado. Do ponto de vista, por exemplo, do aquecimento global, ia adiantar alguma coisa? Muito pouco, ou quase nada. Sabe por quê? Porque o capitalismo globalizado vai continuar querendo todo o petróleo do mundo e os EUA vão continuar cotando-o em dólar e a ‘máquina do mundo’ vai continuar queimando combustíveis fósseis. Você pode argumentar que os ‘biocombustíveis’ vão substituir o petróleo gradativamente. Mesmo que isto aconteça, o biocombustível é carbono que está no ciclo, ou seja, você retira carbono da atmosfera via produção do biocombustível e o devolve logo em seguida, então? Então, por este processo, o saldo de carbono na atmosfera vai continuar o mesmo. Daí você pode questionar se eu estou querendo dizer que o biocombustível é uma ilusão. A resposta é sim e não. Sim porque enquanto existir combustíveis fósseis eles serão utilizados, até a última gota. E não; não é de todo uma ilusão, porque quando se utiliza o carbono do ciclo, como já foi dito, pelo menos não se aumenta o teor dele na atmosfera. É uma medida pouco satisfatória, mas pelo menos já é alguma coisa.
Mas, o que eu estou querendo dizer com essa história toda? Estou querendo dizer que é preciso pensar, sei que é difícil, mas é preciso. É preciso questionar, duvidar, querer saber e saber. E digo mais, nós só teremos algum resultado positivo do ponto de vista ecológico ou qualquer outro, quando existir escola de qualidade para todo mundo em todo o mundo. Fora isso, não há muito o que você, cidadão, possa fazer.
Mas isso não quer dizer que você vá sair por aí jogando ‘papel-de-bala’ na calçada, lata de cerveja na rua… Se não tiver uma lixeira por perto, e provavelmente não terá, leve-os para a lixeira de sua casa, pelo menos você estará se comportando educadamente.
Elton Luiz Valente”

Discussão - 3 comentários

  1. manuel resende disse:

    Já repararam que essa história de "salvar o planeta" também é treta? O planeta não precisa de que nós o salvemos! Ele vai salvar-se certamente e muito provavelmente de nós! O género humano é que pode desaparecer...

  2. Larissa disse:

    Concordo com que disse o Manuel Resende... Os dinossauros viveram milhoes de anos e desaparecem assim como muitos outros seres vivos nesse planeta... e o nosso futuro eh o mesmo... viver e desaparecer dando lugar a novos seres!

  3. luciano Cantalego disse:

    É tendencia ,na atualidade, adotar uma postura ecológia,mesmo que se desconheça tudo sobre ecologia..O marketing ecológico é tão ilusório e falsário que eles,industriais e afins, propagandeiam nos veículos de comunicação:
    Poluimos,mas é poluição verde!!!
    É sensato que todos os seres,incluindo os sugestionáveis da mídia, aja filosoficamente:
    O que é "ambientalismo'?como?para que?onde?
    Isso já configura alguma coisa!!!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias