Situação da pesquisa científica no Brasil

A revista Pesquisa FAPESP acaba de publicar em seu último número uma excepcional entrevista com a Professora Léa Velho, do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp e, segundo a revista, “uma das principais referências nacionais em sociologia da ciência”. Na entrevista, a pesquisadora faz relevantes considerações sobre o crescimento do número de publicações, seu impacto internacional, a utilização do número de citações como avaliação da qualidade do pesquisador, a formação de doutores e falta de emprego no Brasil e conseqüente migração de cérebros. Novamente, excelente e esclarecedora entrevista, disponível gratuitamente on-line. Como antídoto para o post anterior, é um refrigério ver o que tem para dizer uma cabeça pensante.

Discussão - 1 comentário

1. luiz eduardo disse:

eu estou fazendo uma pesquisa na internete sobre religiologia estudo da religiao ou religioznawstwo tambem estudo da religiao este estudo de pesquisa pela internete tem objetivo de desenvolver pesquisa sobre a analisaçao da religiao no mundo e ver seu modo diferenciado das outras ciencias como exemplos:bibliologia estudo da biblia,teologia estudo sobre Deus,cristologia estudo de Cristo,pneumatologia estudo sobre o Espirito Santo,angeologia estudo sobre anjos,eclesiologia estudo sobre a igreja,lingua portuguesa estudo sobre idiomas,religiologia estudo sobre religiao,harmatologia estudo do pecado,soteriologia estudo da salvaçao,doutrinologia estdo da sa doutrina,escatologia estudo das coisas finais e mariologia estudo de maria e finalmente filosofia amiga da sabedoria e biologia estudo da vida psicologia estudo da alma e so isso.