Ranking do ensino superior

O ministério da educação (MEC) divulgou hoje, 08 de setembro de 2008, o ranking das melhores universidades do país. Para esta classificação foi utilizado um novo sistema de avaliação, o índice geral de cursos – IGC, onde são utilizados no cálculo do indicador a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da instituição – componente relativo à graduação – e o conceito fixado pela Capes para a pós-graduação. Conforme o MEC, a média dos conceitos dos cursos é ponderada, de acordo com o número de matrículas dos alunos entre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado). De acordo este novo critério, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) figura-se entre as três melhores, sendo a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) a número um do país. Nos desculpe o “bairrismo”, mas dentre as TOP 10, quatro são do estado de Minas Gerais. Obviamente que a nossa intensão não é levantar bandeira e, muito menos, bater no peito e dizer para todos que venham para a UFV ou para o estado de Minas Gerais porque aqui é o Éden, mas contribuir para deixar os nossos leitores antenados para os indicadores da educação brasileira que são úteis para futuras tomadas de decisões, no que tange a escolha de um bom curso e uma boa instituição.
Juscimar Silva

Discussão - 1 comentário