Ação conjunta de agências financiadoras do país injetam R$ 270.000.000,00 na criação de Instituos Nacionais

Termina hoje, 19/09/2008, o prazo para que pesquisadores brasileiros apresentem propostas ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para criação de pólos de excelência no país. A criação dos chamados Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia pode vir a se tornar, em um futuro não tão distante, um marco bastante representativo no desenvolvimento do mesmo. Em ação conjunta com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior), FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais), FAPERJ (Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), estão sendo destinados cerca de R$ 270.000.000,00 na criação de tais institutos. Os recursos podem ser aplicados na aquisição de equipamentos, bolsas de pós-doutorado, iniciação científica, aperfeiçoamento profissional, infra-estrutura, entre outros. Investimentos dessa envergadura representam uma verdadeira “injeção de ânimo” no setor. É necessário agora que os pesquisadores brasileiros contemplados levem suas pesquisas em sentidos harmoniosos com as necessidades e interesses estratégicos do país de modo que toda, ou pelo menos boa parte da população, usufrua dos benefícios dessa ação.
Carlos Pacheco

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.