Posts excelentes

Desculpem-me os fãs de Richard Dawkins, mas como divulgador de ciência, ele jamais chegou aos pés de Stephen Jay Gould, nem em estilo, nem em erudição, muito menos em humor. De toda forma, Dawkins como divulgador científico era muito melhor do que o atual Dawkins “voz que clama no deserto”, pregador fanático do ateísmo dogmático. Sinceramente, acho que a estratégia de Dawkins e de seu ainda mais fanático discípulo P. Z. Myers em nada difere da pregação neo-evangélica que eles, com razão, criticam. Tinha medo que apenas eu, entre os que se crêem humanistas, pensava assim. Um post magníficamente escrito do Desidério Murcho me faz ver que não, outros pensam como eu e de forma certamente mais articulada. Além disso, o texto do Desidério dá um severo puxão de orelhas nos acadêmicos idealistas que correm o risco de confundir ideologia com verdade científica. Terei mais cuidado com alguns posts mais enfáticos que de vez em quando escrevo. Um outro post de ótima qualidade saiu aqui mesmo nos LaBlogs, no blog Ecce Medicus, sobre a comoditização do conhecimento científico, vale a pena ler.

Discussão - 5 comentários

  1. Karl disse:

    Acho Gould infinitamente melhor que Dawkins. Tenho dito que a forma fundamentalista de sua argumentação em nada difere do dogmatismo dos DIs ou coisa que o valha. É um de-serviço.
    Ler seu corajoso post me estimulou a publicar uma carta que enviei ao coordenador do portal, e que tem a ver com tudo isso.
    Obrigado.

  2. Luis Brudna disse:

    Alguém tem que fazer o trabalho sujo. 🙂
    Admiro a coragem do Dawkins. Não, eu não defendo tudo o que ele diz.

  3. Carlos Hotta disse:

    O Gould, Wilson e Sagan procuravam uma linha de divulgar Ciência via inspiração. O Dawkins não conseguiu ser tão bom, por isso é tão chato no último livro. O estilo dele, infelizmente foi copiado por alguns.

  4. Karl disse:

    O trabalho não deixaria de ser sujo se encarado de outra forma?

  5. João Carlos disse:

    Já que o Carlos citou Sagan, seu livro "Contato" lida admiravelmente bem com essa interface entre "ciência" e "religião". Talvez eu esteja me identificando tanto com a posição de Sagan por preconceito meu, concedo...

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias