George Carlin e a sina do ambientalismo!

Em recente comentário em um post do meu amigo Elton Valente, Luiz Bento, do blog Discutindo Ecologia, postou o link de um vídeo interessantíssimo. Acho que representa bem o modo Geófagos de pensar. Critica o egocentrismo da espécie humana e dá um tapa de luvas naqueles que acham que o planeta acabará por nossas ações. É hora de deixarmos a hipocrisia de lado e assumirmos que estamos preocupados é com a nossa existência, com a nossa sobrevivência. E, diga-se de passagem, não há vergonha alguma nisso. Ao meu ver, o ser humano vem interferindo e se preocupando demais com questões naturais. Interferir em processos criados pelos seres humanos e que, de alguma forma podem ocasionar em danos a eles ou ao próprio ambiente é uma coisa. No entanto, interferir para salvar, por exemplo, espécies em processo natural de extinção é querer brincar com coisa séria. Enfim, assistam ao vídeo e verão do que estou falando.




Discussão - 6 comentários

  1. manuel disse:

    Caros Geófagos e Caro Senhor,autor do post
    Desculpem o meu atrevimento,que parece não ter cura,embora deva estar por pouco,por razões de idade,pelo menos,e a minha ignorância.´
    Estive a ver o vídeo. Desconhecia
    totalmente,o que é imperdoável,aos
    olhos do homem,mas não de Quem sabemos,a ilustre personalidade George Carlin,que,há pouco morreu,segundo vi na web. Era um crente, George Carlin. No vídeo está lá bem expresso(na tradução)-"Eu acho que somos parte de uma sabedoria superior que jamais entenderemos...". Um outro senhor,também uma grande personalidade,o Professor,o Biólogo,o Escritor,o Divulgador,de Oxford,campeão do ateísmo,Richard Dawkins,tê-lo-ia,certamente,na sua mira,pois Carlin,bem como todos os outros crentes,são capazes das piores coisas,coisa de que os não crentes estão livres. Foi assim que veio estampado numa entrevista,se não me engano,aí do Globo.
    Sendo Carlin um crente, acreditaria
    que Deus,por muitas maldades o homem fizesse noutro homem ou na obra criada,animal,vegetal,mineral,
    nunca Ele deixaria que ela se perdese. De facto,não se pode admitir que Deus estivesse a trabalhar para o boneco,para nada.
    Haveria de intervir. Como? Isso era com Ele. Uma coisa,porém,é certa,segundo Lavoisier-Na natureza nada se perde... Admitamos que sim,que tudo isto,Terra,com o seu conteúdo,fosse um dia estoirar,desapareceer,a espécie homem ou mulher,toda essa montanha
    de partículas,electrões,protões,e outros ões,não sei quantos,se organizariam,novamente,tomariam outra forma,porque,afinal,é a forma a realidade das realidades.
    E pronto,muitas desculpas,se chegaram aqui,confiando que não tivesse cometido alguma inconveniêmcia,e confiando que a livre expressão vigora,desde que o vizinho não seja molestado,o que julgo n~so ter sido,mas se foi,peço-lhe mil perdões.
    Mais uma vez,as minhas desculpas por esta chumbada.

  2. Felipe Lucio disse:

    Muito bom!
    Esse papo de salvar o planeta é coisa de super-herói...

  3. Paula disse:

    Só não podemos deixar os leitores perderem o foco de que Carlin é um humorista.
    E, claro. A raça humana é suficientemente egoísta para pensar em salvar sua própria pele, e não a pele da população toda... O que considero péssimo, óbvio, pois há perda de cultura, de biodiversidade, de humanidade, etc, etc, etc.

  4. geofagos disse:

    Oi Paula,
    Carlin pode ser um humorista, mas foi muito feliz nesse vídeo. Quanto mais estudo (e já estou na área ambiental há 9 anos) mais percebo que um dos maiores problemas é a interferência demasiada do homem em processos naturais. Usar técnicas para consertar erros por nós cometidos, pensando em "salvar" espécies, entre elas nós mesmos, é uma coisa aceitável. No entanto, interferir em processos naturais, na minha opinião, é piorar o que já está ruim. Quando me refiro a preocuparmos com nós memos é porque os problemas ambientais são consequências de nossos próprios atos, ou seja, caso fizermos consertarmos "nossa bagunça" estaremos por consequência consertando o que fizemos à outras espécies. Quanto ao planeta, concordo plenamente com Carlin. Quem ainda não fez deveria fazer algumas disciplinas na área de geociências, especialmente aquelas referentes à Geoquímica. O planeta, que está por aí flutuando há 4,5 bilhões de anos, já passou por momentos muito piores do que nós, humanos, podemos pensar em ocasionar a ele. Nós somos então uma ameaça para ele? É uma questão filosófica interessante. Eu acredito que não. Somos ameaças pra nós mesmos e pra outras espécies, isso eu concordo. Agora salvar o planeta, não, ele não precisa disso. Já disse isso em outro comentário. Um novo equilíbrio certamente será alcançado, com ou sem a nossa presença. A conclusão, portanto, é que temos que consertar nossa bagunça preocupando com nossa sobrevivência, consequentemente a de outras espécies será alcançada.

  5. Luiz Bento disse:

    Assino embaixo. O Carlin é humorista mas é mais crítico que muito biólogo que eu conheci na vida. Palmas para ele. Falar em tom de humor sobre problemas deste porte não é para qualquer um. Pena que ele faleceu recentemente.
    Abraços.

  6. Thiago disse:

    certissimo todos aqueles que aqui postaram, porem esquecemos de uma coisa...Ver esse video é bom, quando se tem uma certa noção e algum conhecimento, mas e aqueles que não tem, vão pensar que podem continuar a fazer o que quiserem e que pode ficar por isso mesmo, como está, e que dane-se tudo, ta tudo perdido...
    1° é que temos que agradecer todos os ambientalistas chatos que existem no mundo, pois se não fossem por eles as coisas estariam muito pior...ja imaginou se ninguem questionasse o que fizeram e o q fazemos ao planeta (que repercute é em nós mesmo, principlamente no bolso, ja que a questão é vista por esse lado), e que a preocupação ambiental so surgiu pq começamos a pagar o pato, pq senão ficaria por isso mesmo...tirando algumas pessoas de alma iluminada e que pensam no proximo (e q são taxados de doido e tudo mais), se tais problemas não batessem em nossa porta, nada dessa preocupação com o meio ambiente estaria acontecendo, tirando aquelas pessoas iluminadas e que tem uma visão além, e que ja se preocupavam com a questão por simplismente serem boas.
    A questão ambiental deveria ser muito maior, e não por simplesmente preocupar em salvar animais e plantas, e sim uma questão de usar o conhecimento. Pq se usa de conhecimentos para fazer determinada coisas, e para outras não. O que quero dizer é que a tempos temos algum conhecimento sobre a questão ambietal, conseguimos entender alguns processos, e mesmo assim batemos na tecla errada sabendo qual é a certa, e isso é bastante preocupante...fazendo uma breve analogia, se vc sabe que seu carro funciona a gasolina, pq vc vai ficar abastecendo ele com alcool? só pq é mais barato? barato sim na hora de abastecer, e o carro pode até andar no final das contas,mas depois, quando vc for ao mecânico, a conta do prejuizo certamente vai aparecer..é o mundo de hoje, a "sabedoria e conhecimento do homem", pensando no agora, nunca no amanha...
    só de vc pensar se hoje a situação está ruim, imagina para seus netos, e mesmo assim as pessoas não tomam conhecimento de que pequnas atitudes podem mudar muitas coisas.
    O problema é igual ao carlin mesmo falou, "não damos conta nem de cuidarmos de nós mesmos", e olha que tem muita gente precisando, é so olhar do outro lado do atlantico, na africa...a questão ambiental é simplsmente humana, egocentrica, pq se fossemos para pensar no planeta, com todos seus bichinhos e plantinhas, estariamos fazendo a coisa certa a muito tempo, e conhecimento para tal ja existia, mas esse conhecimento não "atingiu" a quem deveria, pois abaixaram-se na hora, estavam muito preocupados em olhar para o centro do universo, ou seja, seus próprios umbigos.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias