Mulheres na Ciência (e na chefia)

Tenho certeza que está próximo o tempo em que mulheres em posições proeminentes na Ciência serão um fato tão comum a não causarem mais surpresa. A Ciência do Solo, ramo do conhecimento a que se dedicam todos os autores do Geófagos, e a Embrapa assumem a vanguarda desta tendência. Acaba de assumir a chefia geral da Embrapa Solos, localizada no Rio de Janeiro, a pesquisadora Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin, engenheira agrônoma maranhense com doutorado em Pedologia e Geomática pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne (Suíça). Doutora Maria de Lourdes é a primeira mulher a ocupar o cargo.

Discussão - 5 comentários

1. Ítalo Rocha!
    Boa notícia esta que você nos dá!
    Sinto-me honrado de ser o primeiro a comentá-la.
    Aguardamos com muita esperança os tempos iluminados em que ilustres senhoras cientistas como Marie Curier e Mileva Maric não sejam honrosas exceções.

2. Ítalo M. R. Guedes disse:

Rapaz, pelo jeito estes tempos estão próximos.

3. Paula disse:

Poxa...
    conversei sobre mulheres e mercado de trabalho hoje cedo mesmo com o Carlos.
    Fico feliz que as mulheres estejam conquistando espaço! Rumo a conquista da igualdade salarial! (eu sei, esse não deve ser um problema na Embrapa ou outros órgãos públicos).

4. manuel disse:

Caro Ítalo
    Cá estamos nós,como nas nossas conversas,no arranque desta minha humilde presença aqui. Não é demais agradecer-lhe esta oportunidade,que eu procurarei estimar,de modo a não perder o vosso generoso acolhimento.
    É triste que se faça desta nomeação um caso. Mais uma situação de não se saber estar como devia ter sido sempre,aí,como em muitos,muitos outros lugares,e aqui também. Parece um fenómeno. Coisa estranha,não é? Tanto mais que a mitologia apontava para o lado contrário. E é Minerva e é Ceres.
    Ceres,o nome também,da prestigiada Revista Ceres,da Universidade de Viçosa,se não me engano.
    Do currículum da Doutora Maria de Lourdes,de que li já alguma coisa,que ele é muito vasto e rico,encontrei lá pontos,vagamente meus conhecidos,que o tempo não perdoa. Mas ainda recordo alguma coisa,como "soil maping",em que estive envolvido aqui(mais de dois anos em cartografia,nos idos de 50)e o Al,afinal,o causador da acidez do solo,o tóxico Al.
    Para acabar,que era só para isto que eu devia gastar a vossa paciência,desejo à Doutora Maria de Lourdes os maiores sucessos na Embrapa Solos,garantidos pela excelência do seu curriculum.
    E,para si ,Ítalo,os meus renovados agradecimentos,e os desejos dum óptimo trabalho,aí no Embrapa,o seu primeiro emprego efectivo,depois de um trabalhão ao longo de anos,na preparação dos alicerces.

5. Ítalo M. R. Guedes disse:

Obrigado Manuel, você é sempre por aqui bem vindo, principalmente pelos comentários sempre relevantes. Espero que continue nosso fiel leitor quando formos, brevemente, para a plataforma ScienceBlogs. Parece que realmente a Dra. Maria de Lourdes tem feito um relevante trabalho na área de sensoriamento remoto e levantamento de solos. A revista Ceres é sim de Viçosa, continua a ser publicada lá. Hoje, com a multiplicação de periódicos científicos nas Ciências Agrária, perdeu um pouco a influência que tinha há alguns anos, mas continua publicando artigos de qualidade. Dificilmente um cientista do solo em regiões tropicais, mormente no Brasil em que os ácidos Latossolos abrangem larguíssimas áreas, deixará de trabalhar, aqui e acolá, com solos afetados por alumínio, este singelo elemento de que não posso falar mal, já que incitou tanto o avanço das ciências agrárias no Brasil. Também nós do Geófagos desejamos à nova chefe geral da Embrapa Solos sucesso na nova empreitada. E um grande abraço transatlântico para o amigo Manuel.