Mais Uma Tese Defendida No Mundo!

Por Elton Luiz Valente

Senhores! Peço licença para anunciar que defendi na tarde de ontem (29/01/2009) minha tese de doutorado. Cujo título, sugerido pela banca, é: Relações solo-vegetação no Parque Nacional da Serra do Cipó, Espinhaço Meridional, Minas Gerais.

Embora a ciência, necessária, prime pela objetividade, peço, humildemente, que me permitam fazer uso de adverbialidades. Pois o fato posto de defesa da tese implica dizer que encerrei minha carreira oficial de estudante (stricto sensu). Relembrando e parafraseando Vladimir Maiakovski, eu digo: ‘não estou alegre, é certo, mas também por que razão haveria de ficar triste?’

Não estou alegre porque, imagino, a vida vai exigir que eu deixe de novo a Academia. E o meu retorno a Ela foi A-B-S-O-L-U-T-A-M-E-N-T-E gratificante. Em um curto período de tempo foram diversas mudanças para melhor (de rumo, de entendimento, de aspirações). Foram mudanças rápidas, graduais e consecutivas a cada disciplina ótima que eu fazia. Além dos amigos que adquiri no percurso desta empreitada. E agora devo perdê-los de alguma forma.

Um bom exemplo desses amigos, somos nós, Os Quatro Mosqueteiros do Geófagos! Porque, vocês sabem, Os Três Mosqueteiros eram na verdade quatro. Mas existem outros excelentes amigos adquiridos aqui, alguns deles ilustres blogueiros, como Marcus Locatelli. E alguns que perdemos definitivamente na seara de Deus, que sempre vem de alguma forma ceifar seus campos e realizar sua colheita… E assim temos de seguir em frente.

Por tudo isso não estou alegre. Mas não há razão para estar triste. Como diria Maiakovski: “As ameaças e as guerras, havemos de atravessá-las, rompê-las ao meio, cortando-as como uma quilha corta as ondas.”

Numa tentativa de reconhecimento à minha Comissão Orientadora, tanto de mestrado quanto de doutorado, bem como de alguns caríssimos amigos (consultores) que me socorreram em algumas encruzilhadas desse caminho, eu escolhi uma frase atribuída a Sir. Isaac Newton, na qual ele diz, com muita propriedade: If I have seen further it is by standing on the shoulders of Giants – Se enxerguei mais longe foi porque me apoiei nos ombros de Gigantes.

É isso meus caros! Até mais ver…!

Discussão - 19 comentários

  1. Ítalo M. R. Guedes disse:

    Agora mais do que nunca Doutor Elton Valente, meus parabéns! No espírito litúrgico do momento, Habemus doctorum. Foi grande a caminhada até aqui, hein? E eu, ainda ontem à tarde, lhe mandando e-mail perguntando a data da defesa, e você já sentindo as dores do parto. Rapaz, o Geófagos deve ter uma das maiores densidades de doutores por post quadrado dentro da blogosfera! Grande abraço e feliz recomeço.

  2. geofagos disse:

    Meu companheiro Elton,
    Meus mais sinceros parabéns. Quero lhe desejar muito sorte nas empreitadas que hão por vir. Em Viçosa ou fora dela que tudo caminhe da melhor forma em sua vida.
    Abraços.
    Pacheco

  3. manuel disse:

    Caro Elton
    Secundo o Carlos,como não podia deixar de ser,por todas as razões e mais uma. Os meus muitos parabéns. Um alívio,certamente,e uma honra. Mas também,desculpe o atrevimento,um dobrar, ou mais ,de responsabildades. Quem muito recebe,muio tem de dar. A barra passa a pesar mais.
    Depois,Elton,sabe tão bem como eu,ou mais,não importa,a ciência não pára. A propósito, lembro-me de um professor,com letra grande,para quem uma aula era como que um martírio. É que lhe dava para pensar que o que estava a transmitir aos alunos já era coisa do passado.
    Quanto aos Gigantes,eles também se apoiaram,podem é não o quererem dizer,para não lhes chamarem anões. Mas que há Gigantes há,não tenhamos dúvida alguma,só que alguns encolhem as pernas,porque os incomoda sê-lo.
    Mais uma vez,Elton,as minhas felicitações. Que muitos lucrem com o seu doutoramento,a começar por si,o que é inteiramente humano.
    Muita saúde e muito bom tabalho. Conheci alguns que se puseram a descansar. Tinham ficado exaustos,coitadinhos,é compreensível,é desculpável.

  4. Luiz Bento disse:

    Parabéns Dr. Elton. A minha eu defendo em 2012.
    Abraços.

  5. Ítalo Rocha!
    Acabei de responder o seu e-mail, peço desculpas pelo pequeno atraso na missiva.
    No espírito litúrgico desse momento, digo no idioma de Camões, Pessoa & Machadão, porque não sei dizer na língua do Lácio, do Império Romano, de Bento XVI e seus pares: rendo graças aos ilústres companheiros que muito socorreram este humilde penitente (já parafraseando o Salmo dos Exilados) 'que quis cantar o Cântico do Senhor em terra estranha, junto aos rios da Babilônia.'
    Muitíssimo obrigado!

  6. Grande Pacheco!
    Muito obrigado a você que é um dos amigos, os quais denomino companheiros, na resposta ao Ítalo.

  7. Obrigado Manuel!
    Espero, sinceramente, retribuir à altura os imensuráveis benefícios que colhi ao longo deste caminho, no qual fui muito bem orientado, pela Coissão Orientadora e pelos amigos mais próximos!
    Um forte abraço!

  8. Muito Obrigado Luiz!
    Desejo muito sucesso a você nesta e nas próximas empreitadas!
    Não deixe de nos comunicar quando chegar a hora!
    Um forte abraço!

  9. Claudia Chow disse:

    Parabéns, parabéns!! Mais um doutor para a blogosfera! 🙂

  10. Muitíssio obrigado Cláudia!

  11. Paula disse:

    Parabéns Elton!
    Também usei palavras de Newton na minha dissertação de mestrado, mas foram essas: "Não sei o que possa parecer aos olhos do mundo, mas aos meus pareço apenas ter sido como um menino brincando à beira-mar, divertindo-me com o fato de encontrar de vez em quando um seixo mais liso ou uma concha mais bonita que o normal, enquanto o grande oceano da verdade permanece completamente por descobrir à minha frente."
    Bem vindo ao mundo dos não-estudantes! É perigoso, mas é divertido!

  12. Carlos Hotta disse:

    Antes ou depois do fim do mundo? rs

  13. Carlos Hotta disse:

    Parabéns Elton! É isso aí gente! Todos aumentando a escolaridade do Lablogs! rs

  14. Obrigado Paula!
    E belíssimas e sábias palavras você usou em sua dissertação de mestrado. Parabéns pela escolha!

  15. Obrigado Carlos!
    Espero, sinceramente, que as titulações sirvam realmente para melhorar a qualidade científica e literária da blogosfera! Tenho dúvidas se essa relação é direta! Rsrs.

  16. Meu ilustre amigo, obrigado pela lembrança, mas uma vez lhe digo que fico muito feliz com sua conquista.
    A hora que cada um segue seu caminho sempre chega, mas a certeza que seremos mutuamente eternos telespectadores de tal fração do Universo fica, então nada a temer, pelo contrário, muito a ansiar com as possibilidades de explorar mais desse Universo que só é possível a cada passo dos amigos.
    Frequentemente nos encontraremos, ao menos blogando,sem dúvida, e como sempre em nossas rodas de conversa saíremos do encontro com certeza de que algo a mais nos foi acrescido.
    *Para não perder a deixa... Não só o D.Sc. mais fresco que conheço, literalmente, mas um D.Sc. dos "bão", eis seu diferencial perante a tantos por aí.
    O tempo fará jus ao seu potencial, confie na "termodinâmica", tudo fluirá para o que é mais lógico ou mais estável, não tenho dúvidas...

  17. Caro Locatelli,
    Fico agradecido e lisonjeado com suas palavras, além de esperançoso na "termodinâmica".
    Gostei muito! Se é pra ter fé, a "termodinâmica" é uma excelente opção. E ainda vale dizer: "faça a tua parte que a termodinâmica te ajudará!"

  18. Julineide disse:

    Parabéns Elton! Digo Dr. Elton! Desejo a você muito sucesso. VOCÊ MERECE!Um grande abraço! Julineide

  19. D. Julineide!
    Que satisfação imensa tê-la aqui no Geófagos. É uma grande honra!
    Muito obrigado pelos elogios. Tenho dito aos meus amigos que consegui o título de “doutor”, mas ainda não me encontrei doutor e espero que nunca me encontre, pois assim haverá sempre motivos e inspirações para seguir em frente.
    Um forte abraço. E “apareça” sempre aqui, seremos muito gratos!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias