Planejando o futuro…

Olá a todos,
Gostaria, com a permissão de meus amigos geofágicos, de usar esse espaço para compartilhar a grande alegria que impera na minha casa e que se estende para toda minha família e amigos.
Na última quarta-feira (25/02/2009) nasceu a minha filha, Marina Vitória. Hoje, depois de 7 dias de vida ela está ótima, ainda não trocou a noite pelo dia e parece uma máquina de sucção de tanto que mama. Muitos de vocês leitores têm conhecimento dos fatos ocorridos comigo e minha esposa quando perdemos dois filhos. É uma pancada muito forte, principalmente para as mulheres que realizam todo o trabalho árduo desde a gestação até o parto.
Antes mesmo do ato da concepção da Marina, havia grande dúvida quanto a uma nova tentativa e se deviamos ou não fazer algum tipo de tratamento, se é que existe, para garantir uma próxima gestação mais segura. Contudo, sendo fiel aos ensinamentos do Tio Charles (Charles Darwin; pseudônimo já bem conhecido aqui no Geófagos), tinha certeza que tudo foi uma questão de probabilidade (no primeiro caso) e seleção natural (no segundo caso) e que um dia tudo daria certo, como deu agora. E para coroar isso, nada melhor que o segundo nome, Vitória, que me veio à mente após o nosso amigo Ítalo se equivocar e chamar a Marina por esse nome. Talvez tenha cido um dos equívocos mais acertados do nosso amigo, que me ajudou muito nos momentos difíceis.
Obrigado a todos aqueles que torceram por nós e grande abraço
Juscimar

Discussão - 10 comentários

  1. Moisés disse:

    Parabéns Juscimar,
    Felicidades a toda a família.
    Mas pode desencanar um pouquinho das crenças científicas e se deleitar com a poesia do momento. Diga apenas "não tem explicação" e deixe as lágrimas rolarem pelo rosto.
    Abraços,
    Moisés

  2. Parabéns meu Ilustre Amigo e Irmão!
    E muita saúde e sucesso para minha sobrinha Marina Vitória!

  3. maria disse:

    juscimar, não nos conhecemos mas me emocionei e desejo tudo de bom para vocês e a vitória.
    abraço, maria

  4. Paula disse:

    Parabéns Juscimar!
    O nome da minha filha - se eu vier a ter a felicidade de ter uma - também será Marina!
    Beijocas na Marina e na mãe dela!

  5. manuel disse:

    Como leitor dos Geófagos,de que é um dos autores,desejo-lhe as maiores feicidades no futuro que está planejando...

  6. Grande Juscimar,
    Meus parabéns novamente, fico imensamente feliz de ter sido de alguma forma o catalisador do nome da Marina Vitória, e por causa de uma gafe. A família geofágica cresce. Agora você terá que fazer outra menina, afinal tenho dois meninos:-)) Grande abraço!

  7. Juscimar disse:

    Obrigado a todos pelos votos de felicidade! Fico feliz em saber que ao mesmo tempo em que estamos antenados para assuntos de divulgação científicatambém temos tempo para compartilhar momentos de alegria!
    Felicidade a todos!
    Juscimar

  8. Parabéns cara, fico muito feliz por vcs.

  9. Jorge Oliveira disse:

    Parabéns pai fresco !
    Fatos coincidentes: Também nasci em 25/de fevereiro e minha filha se chama Vitória Mariana !
    Um presente pro blog:
    QUESTIONAMENTOS E DIRETRIZES ORIUNDOS DO
    I FÓRUM MUNDIAL CIÊNCIA E DEMOCRACIA – BELÉM 26/1-1/2/2009
    Preâmbulo
    O presente texto é o resultado inicial do I Fórum Mundial Ciência e Democracia realizado em Belém de 26 de janeiro a 1º de fevereiro de 2009. Foi elaborado e subscrito por participantes de 18 países em 4 continentes. Ele dá início a um processo amplo e inclusivo tendo por objetivo construir uma rede internacional de movimentos, organizações e indivíduos que compartilham questionamentos a respeito da ciência, da tecnologia, e de outras formas de conhecimento, à luz dos interesses sociais e democráticos.
    Questionamentos e diretrizes
    1. Todo conhecimento, inclusive a ciência, é herança comum da humanidade. Expandir o conhecimento tem sido uma das aspirações mais fundamentais da humanidade ao longo da história.
    2. O conhecimento e os métodos de sua produção podem resultar tanto na emancipação e no bem de todos, como em dominação e opressão.
    3. Apoiamos os regimes que garantem e promovem os bens públicos e comuns e outros sistemas de recompensa da inovação que não envolvem a criação de monopólios de conhecimento e geração de lucros.
    4. A ciência e a tecnologia estão implicadas nas crises que assolam o mundo nos dias de hoje – a crise econômica, a ecológica, a energética e as relacionadas à segurança alimentar, à democracia, à guerra e ao militarismo. É necessário aprofundar nossa compreensão a respeito de como a ciência e a tecnologia são parte tanto das causas quanto das possibilidades de superação dessas crises.
    5. É necessário reconhecer que os valores das comunidades científicas são moldados por processos históricos e culturais. A autonomia e a responsabilidade social dos pesquisadores, bem como o caráter público e universal da ciência, precisam ser promovidos, porém levando em conta as diversidades sociais e culturais do tempo presente.
    6. Reconhecemos que em diferentes países, e em diversos níveis, incluindo o das instituições científicas e o das comunidades locais, existem diferentes regimes de produção do conhecimento. Os contextos históricos influenciam os desenvolvimentos políticos, culturais, educacionais e científicos na sociedade, dando origem à diversidade na produção do conhecimento tanto científico quanto tradicional. É necessário um novo tipo de sistema de eco-conhecimento adequado a diferentes regimes de propriedade intelectual. Nesse contexto apoiamos iniciativas como a do Acesso Aberto para as publicações científicas.
    7. Devem ser promovidas iniciativas visando o envolvimento informado de cidadãos nos processos de tomada de decisões relativas às políticas científicas e tecnológicas em todos os níveis, internacional, nacional e local.
    8. É necessário mudar a situação atual, em que os interesses do mercado, o lucro das empresas, a cultura consumista e os usos militares são os principais fatores determinantes dos rumos da pesquisa científica, tecnológica, e da inovação.
    9. Adotamos a preservação da vida humana como um valor primordial, e assim conclamamos as comunidades científicas e tecnológicas a não se envolverem em pesquisas com fins militares.
    10. É imprescindível promover a participação social e o empoderamento da população a fim de exercer o controle democrático sobre as políticas científicas e tecnológicas.
    11. É necessário desenvolver sistemas de pesquisa colaborativos e participativos, de baixo para cima.
    12. Temos por objetivo a construção de uma rede internacional que ressalte a importância da ciência e da tecnologia, mas questionando as tendências perigosas que elas manifestam nos dias de hoje em relação à democracia, ao meio ambiente, e à dinâmica da globalização capitalista.
    13. Esta rede aberta deve incluir as comunidades da ciência e da tecnologia, e diversos movimentos sociais. Nosso objetivo é estabelecer um diálogo democrático e uma relação de colaboração entre organizações científicas e de cidadãos, e movimentos sociais.
    14. A rede visa fortalecer os movimentos que questionam a maneira como a ciência e a tecnologia é dominada por interesses empresariais, privados, militares, políticos e estatais, que afetam os valores éticos e a produção do conhecimento científico e tecnológico.
    O presente texto é dirigido a
    · Cientistas, tecnólogos, acadêmicos, educadores e especialistas, e suas instituições no mundo todo;
    · Povos indígenas, associações de agricultores, sindicatos e outros movimentos sociais e políticos, ONGs, organizações e instituições no campo da ciência e da tecnologia;
    · Todos os participantes dos fóruns globais, regionais e locais;
    · Autoridades internacionais, regionais, nacionais e locais em todo o mundo.
    A ciência, a pesquisa, as tecnologias e inovações estão ligadas a questões amplas e importantes referentes ao futuro de nossas sociedades e do meio ambiente. Conclamamos todos, portanto, a estabelecer conexões concretas entre as respectivas agendas e prioridades políticas e o conteúdo deste documento.
    Convidamos todas as organizações científicas e sociais, participantes dos Fóruns Sociais, e cidadãos no mundo todo a ampliar e fortalecer este movimento a partir de agora, de acordo com a seguinte agenda:
    Janeiro de 2010: Fóruns regionais Ciência e Democracia
    Janeiro de 2011: II Fórum Mundial Ciência e Democracia
    Conclamamos todas as pessoas, e todas as organizações, movimentos e redes, a organizar debates públicos a fim de conscientizar a maior parte de nossas respectivas sociedades e comunidades a respeito dessas questões.
    Belém do Pará, 1º de fevereiro de 2009

  10. Eduardo disse:

    Meu parabens.
    Deve ser um momento sublime, cuidar de uma criança!
    Muitas felicidades pra voce e sua familia.
    Boa sorte! 😀

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias