Notícia invejável…

Conforme matéria publicada no Jornal da Ciência, versão on-line, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, irá injetar cerca de US$ 100 bilhões em atividades de pesquisa, nas diferentes áreas do conhecimento. Essa verba deverá ser gasta nos próximos dois anos, principalmente em saúde pública.

Como é uma constante no Brasil copiar tudo que vem do Tio Sam, esta é uma iniciativa  que deveria ser copiada descaradamente!

Qualquer brasileiro, seja ele de qualquer classe social, etnia, se torce pelo Ronaldo fenômeno ou não, sabe quais são os setores que mais sofrem quando o governo lança algum pacote econômico, é a Saúde e a Educação. E isso não foi diferente agora! Recentemente, estava para ser reduzido do orçamento do Minitério de Ciências e Tecnologia aproximadamente R$ 30 milhões. Obviamente, alguém poderá questionar o que são 30 milhões de reais frente a 100 bilhões de dólares? Numericamente pode parecer irrisório, mas essa redução orçamentária se concretizada pode afetar: 1. a implementação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia aprovados pelo CNPq, muito importantes pois irão ocupar posições estratégicas no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; 2. realização de concursos público nas universidades para absorção dos recursos humanos formados para divulgar, ensinar e dar prosseguimento às pesquisas desenvolvidas; 3. financiamento de bolsas de estudo nacionais e, principalmente, internacionais; 4. lançamento de editais de apoio à pesquisa e extensão; dentre outras coisas.

Não tenho dúvida que é mais facil acreditar que Jonas foi engolido por uma baleia, do que na possibilidade de ver algum governante brasileiro alocar tanto recurso em Ciência e Tecnologia, porém já seria de bom tamanho se não tocasse no que já é pouco. Entretanto, sempre que possível gosto de frisar que embora seja pouco nós temos pesquisas de ponta sendo desenvolvidas aqui, as quais se equiparam as realizadas “overseas”. Nosso material humano é de excelente qualidade, o que nos puxa para tráz são nossas políticas públicas!

Discussão - 7 comentários

1. O que vem reforçar meu bordão predileto, de que o Brasil (e o mundo) não precisa de mais políticos, mas de cientistas.

2. Luiz Bento disse:

No Brasil não investimos em ciência e ainda escolhemos muito bem nossos representantes políticos: http://rogerioalmeidafuro.blogspot.com/2009/03/senadores-que-respondem-processos-por.html

3. geofagos disse:

Caro Luiz,
    Acabei de ler a notícia no link que vc postou acima e diante de tal perplexidade só poderei concluir o seguinte: Estamos perdidos!
    E, reforçando o discurso do Ítalo "não precisamos de políticos e sim de cientistas"
    Abraço,
    Juscimar

4. Flávia disse:

E eu vou reforçar seu bordão predileto com uma frase iluminada de Jawaharlal Nehru (ex primeiro ministro da India): "O futuro não precisará de política e religião, mas de ciência e espiritualidade". Mas quero tambémn ressaltar que o mundo precisa de bons cientistas, aqueles preocupados com o bem maior.

5. Ítalo M. R. Guedes disse:

Excelentes palavras, Flávia. Aliás, tendo em vista o fato de que parte do público que acessa blogs de ciêcias é composta de agnósticos e ateus, já escrevi um ou dois posts defendendo a visão de que podemos ser agnósticos ou ateus e, mesmo assim, espiritualizados. Para mim, grande exemplo disso são cientistas como Mário Schenberg e Carl Gustav Jung. E você falou bem, não basta ser cientista, deve estar preocupado com algo mais que apenas engordar o currículo.

6. manuel disse:

Caros Geófagos
    Desculpem a intromissão na vossa seara,mas prometo não levar nada. O Ítalo,tenho a certeza,desculpar-me-á,mesmo que eu leve alguma coisinha,pois ele sabe que eu não sou santo.
    E posto isto,vamos ao que interessa. Pois claro que os políticos e os cientistas têm de ser bons,porque se o não forem é melhor escolher outra enxada onde cavem melhor,até para satisfação do seu ego.
    Quanto a serem ateus,agnósticos,crentes,ou qualquer combinação do trio,isso não vem ao caso,desde que,repete-se,sejam bons,e que tenham muito respeitinho lá entre eles,porque assim é que é bonito,e do muito agrado de DEUS,que há-de estar muito preocupado com todas essas divisões,mas a culpa,se a há,é dELE,pois ele deu liberdade a todos,cientistas,políticos,e os outros muitos de irem para a direita,para a esquerda,para onde quiserem,desde que se respeitem uns aos outros,mas mais,que se interajudem,que os mais dotados deitem a mão aos outros menos dotados para os ajudarem,para não pasarem fome,sobretudo.
    E pronto. Estou desculpado?

7. Ítalo M. R. Guedes disse:

Não há nada a desculpar, ó Manuel. Seus comentários são sempre benvindos e cheios de sábia moderação. Considere-se já um membro honorário do Geófagos porque, tenho quase certeza, você é nosso mais fiel e atento leitor.
    Grande abraço.