Coisas acontecem

Acho que as coisas estão avançando. Ontem mesmo comecei a instalar meu primeiro ensaio de porte como pesquisador da Embrapa. Até agora tinha apenas sido observado por meus pares veteranos, cumprido algumas tarefas burocráticas do período probatório, escrito um projeto. Inicialmente vou trabalhar com nutrição do morangueiro (Fragaria x ananassa) cultivado sobre solo em casa de vegetação. O assunto é relevante porque a área cultivada está crescendo no Brasil e há poucos dados experimentais para as condições brasileiras. É muito bom sentir-se útil e poder aplicar com segurança o que foi aprendido em árduos anos de estudo. Havia uma dúvida inicial sobre se eu deveria trabalhar com pimentões ou morangos: há muita demanda de pesquisa para ambas as culturas, principalmente nas condições do Distrito Federal. Não nego que minha preferência estava com os morangos. Aliás, as plantas na minha foto da barra lateral esquerda são morangueiros, cultivados em casa de vegetação e fertirrigados. A casa de vegetação em questão pertence a um produtor da região de Braslândia-DF. Enfim, aproveitei o fim de semana para fazer um pequeno relato pessoal, não fugi de todo ao foco do blog e, por ser fim de semana, a audiência é um tanto baixa. Mais adiante pretendo abordar mais tecnicamente problemas de nutrição de plantas em cultivo protegido.

Discussão - 5 comentários

  1. Elton Valente disse:

    Vejo, com satisfação, que Vossa Excelência está se adaptando bem às novas atividades.
    Parabéns e muito sucesso!

  2. manuel disse:

    Caro Ítalo
    Os meus parabéns por lhe ter sido destinado a nutrição do morangueiro,a sua preferência,pois é melhor trabalhar com o que mais se gosta. Afinal,do que percebi,não vai deixar o solo,só que este protegido,com direito a casa,uma casa de vegetação. Aqui,dizemos estufa. Também trabalhei numa estufa,só que de maneira artesanal,com vasinhos,regador,pesagens. Outros os tempos,que o mundo avança.
    Desejo-lhe os maiores sucessos,de antemão garantidos,pela sua longa aprendizagem.
    Um abraço.

  3. Alexandre Paiva da Silva disse:

    Recebo com alegria a notícia de que a sua atividade como pesquisador da Embrapa está se iniciando. Nada mais importante e recompensador em termos profissionais do que colocar em prática todo o volume de conhecimentos adquiridos na academia. Estou convicto de que suas pesquisas trarão importantes contribuições para o avanço do conhecimento científico nesta área. Saudações e sucesso nesta nova jornada.
    Alexandre

  4. MHL disse:

    Italo,
    Estou a pesquisar antioxidantes de caqui. Por enquanto estava usando os de supermercado mesmo. Como faço para obter caquis direto de produtores ? Vc pode me dar uma dica ?
    Vc gostaria de conhecer nossa pesquisa ? Quem sabe vc nao se interessa. Eu escrevendo o paper da 1a parte dos estudos (que deram uma tese de mestrado aqui no lab da UNB).
    abração
    MHL

  5. Marcelo,
    Logo lhe escrevo diretamente ao e-mail para lhe dar uma resposta.
    Grande abraço.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias