Zoneamento da cana de açúcar no “Discutindo Ecologia”

O ecólogo Luiz Bento, autor do ótimo blog Discutindo Ecologia, escreveu dois textos essenciais fazendo considerações sobre o recente projeto de Zoneamento Agroecológico da Cana de Açúcar no Brasil que podem ser lidos aqui e aqui. Uma boa discussão nos comentários já foi iniciada e ainda deve ir longe. Recomendo que leiam e participem da discussão.

Discussão - 7 comentários

  1. André Souza disse:

    Não tem muito a ver com o assunto do post, mas acho q é uma pergunta pertinente ao "Geófagos"...
    Seria possível fazer plantações no mar?
    Reformulando: O que seria necessário para que fosse possível para desenvolver a agricultura no meio mar ?

  2. Luiz Bebti disse:

    Obrigado pelos elogios Ítalo, vindos de você valem bastante.
    Quanto a plantações no mar, temos muita pesquisa boa em andamento sobre produção em larga escala de macroalgas. Inclusive para a produção de biodisel. Claro que a vedete do momento é a produção de microalgas, que pode ser feita em tanques no continente.
    Abraços.

  3. manuel disse:

    Não estaria o leitor Andrá Souza a pensar em culturas clássicas,já que emprega o termo agricultura? Porque não,se há a hidropónica? Só que água do mar é salgada,e as plantas,no geral,dão-se mal com o sal. Acontece,também,como se sabe,que é alcalina,e assim,elementos como o ferro insolubilizam-se. E sem ferro,a clorofila não trabalha,o que impossiblita mesmo a vida de fitoplancton, se ele não dispuser de sideróferos,agentes específicos para solubilizar ferro.
    As minhas saudações para o leitor André Souza,para o ecólogo Luíz Bento,e para si,Ítalo.

  4. André disse:

    obrigado Luiz Bento e Manuel, pelas suas observações. Qd fiz esta pergunta, minha intenção era fazer um exercício de imaginação e justamente verificar q tipos de dificuldades uma "plantação", seja ela voltada para a produção de biocombustível ou alimentação, e pensar no mar como uma opção de lugar a ser cultivado...

  5. manuel disse:

    Uma emenda. É sideróforos,e não como tinha ficado escrito. As minhas desculpas.

  6. manuel disse:

    O sumário do trabalho que adiante se mostra,publicado na Revista Ceres,da Universidade Federal de Viçosa,enquadra-se na pergunta do leitor André Souza.
    EFEITO DO NACL SOBRE O CRESCIMENTO, FOTOSSÍNTESE E RELAÇÕES HÍDRICAS DE PLANTAS DE BERINJELA
    A BERINJELA (SOLANUM MELONGENA L.) É UMA ESPÉCIE HERBÁCEA, HORTÍCOLA, PERTENCENTE À FAMÍLIA SOLONACEAE, MUITO CONSUMIDA NO MUNDO INTEIRO. VISANDO A AVALIAR A TOLERÂNCIA DESSA CULTURA À SALINIDADE E SEUS EFEITOS SOBRE O CRESCIMENTO, FOTOSSÍNTESE E RELAÇÕES HÍDRICAS, FOI INSTALADO UM EXPERIMENTO EM MEIO HIDROPÔNICO, SOB CONDIÇÕES DE CASA DE VEGETAÇÃO. USARAM-SE 10 TRATAMENTOS SALINOS CORRESPONDENTES A CE DA SOLUÇÃO NUTRITIVA DE 1,70; 2,28; 2,60; 3,11; 4,08; 6,03; 8,12; 10,15; 12,10; E 14,10 DS M-1. O DELINEAMENTO EXPERIMENTAL ADOTADO FOI INTEIRAMENTE AO ACASO, COM TRÊS REPETIÇÕES. A SALINIDADE REDUZIU SIGNIFICATIVAMENTE O CRESCIMENTO E A PRODUÇÃO DA PARTE AÉREA E RAIZ, PRINCIPALMENTE NOS TRATAMENTOS EM QUE A CE DA SOLUÇÃO NUTRITIVA FOI SUPERIOR A 4,08 DS M-1. O AUMENTO DA SALINIDADE TAMBÉM REDUZIU A FOTOSSÍNTESE, A TRANSPIRAÇÃO E A CONDUTÂNCIA ESTOMÁTICA.
    Bosco,M.R.O, et al.
    Revista Ceres 56(3) 2009
    Saudações

  7. manuel disse:

    Sobre os sideróforos,mostram-se as conclusões de um trabalho
    publicado em Química Nova Vol.25(6b) São Paulo Nov./Dec.2002
    de Benite,A.M.C.&Machado,S.P.,com o título- Sideróforos:"Uma resposta dos microorganismos",e que vem na web.
    CONCLUSÕES
    Transporte de ferro mediado por agentes quelantes de baixo peso molecular os "sideróforos" têm inúmeras aplicações práticas. A compreensão do processo de captação de ferro pelas células microbianas é facilitada pelo entendimento da química de coordenação e da bioinorgânica dos complexos e dos ligantes.
    Devido à grande aplicabilidade destes quelantes naturais, pesquisadores do mundo todo têm voltado seus esforços no intuito de elucidar o mecanismo de absorção de ferro mediado por sideróforos, buscando, desta forma, análogos cada vez mais eficientes, e menos tóxicos, que permitam seu uso clínico em larga escala51-53. Análogos sintéticos de sideróforos têm sido usados para investigar não somente o próprio processo de transporte biológico, mas também as propriedades estruturais e termodinâmicas destes extraordinários ligantes.
    Saudações

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias