>Camelos no Velho-Oeste

>

Dizem que a necessidade é a mãe da invenção. Os americanos ainda estavam reconhecendo e ocupando os territórios desérticos que haviam acabado de ganhar do México após a Guerra de 1845 quando começaram a faltar cavalos e mulas.
Para resolver o problema, Jefferson Davis, então Secretário de Guerra (e futuro Presidente Confederado),  liberou uma verba de 30.000 dólares para a importação de… camelos e dromedários! Um navio da Marinha foi enviado à África do Norte e voltou em 1856, desembarcando 33 camelos em Indianola, no Texas.
Western alternativo: ‘camelboys‘ e seus camelos.

Embora tenha sido tão absurda quanto comprar madeira do exterior para fazer uma ferrovia na Amazônia, a ideia de criar o U.S. Camel Corps não foi criticada. Pelo contrário. Após uma expedição à Califórnia em cima das corcovas de um camelídeo, o Coronel Edward Beale voltou entusiasmado: “Eu já vejo os dias em que cada correio através deste continente será conduzido por este bruto nobre e econômico.”
Joe Camel: típico exemplar do camelo encontrado em terras americanas.
Continua mais bruto do que nobre ou econômico.
Carroções puxados por dromedários e caubóis em cima de camelos só não apareceram por que a Guerra Civil e o desenvolvimento de ferrovias transcontinentais enterraram a ideia de Jefferson Davis. Sem serviços, os camelos acabaram abandonados nos desertos do Texas e se adaptaram — mas nem tanto, pois o último camelo americano morreu em um parque após ser capturado em 1972. 
Ok, este era o verdadeiro camelo norte-americano.
Ironicamente, muito tempo depois da importação dos camelos, foram descobertos fósseis de 45 milhões de anos nos desertos do sudoeste dos EUA. Hoje sabemos que os camelídeos (camelos, dromedários, lhamas e alpacas) originaram-se no Oeste americano. Durante a última era do gelo, alguns camelos da América do Norte migraram para a Eurásia, via Beríngia, numa rota inversa à da percorrida pelos primeiros homens americanos. Outros camelos seguiram para o sul e tornaram-se as lhamas andinas. Os camelos americanos que não migraram foram mortos, embrora ainda não haja consenso sobre a causa: podem ter sido extintos pela mudança climática, pela ação humana ou por ambos.
chevron_left
chevron_right

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website