cena enunciativa

Uma cena enunciativa constitui modos específicos de acesso à palavra dadas as relações entre as figuras da enunciação e as formas linguísticas. As figuras da enunciação são o locutor, entendido como “aquele que fala” e a quem se atribui a responsabilidade pelo dizer, e o alocutário, entendido como “aquele a quem se fala”, ou seja, a quem está endereçado o dizer. As figuras enunciativas não são as pessoas empíricas que estabelecem uma interação comunicativa, mas lugares projetados nos enunciados pelo funcionamento da língua na enunciação. São representações constituídas pelo dizer.

CC BY-NC 4.0 cena enunciativa by MONICA GRACIELA ZOPPI FONTANA is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Sobre MONICA GRACIELA ZOPPI FONTANA 19 Artigos
Linguista. Fez graduação em Letras na Universidad de Buenos Aires (Argentina) e Doutorado em Linguística na Universidade Estadual de Campinas. É professora Livre-Docente e Coordenadora do Curso de Linguística da Unicamp. Pesquisa o funcionamento da significação na linguagem e as formas históricas de produção e circulação dos discursos na sociedade.