Nove passos para uma aprendizagem on-line de qualidade: Passo 2 : Decida que tipo de curso on-line

Texto original publicado em ´Nine steps to quality online learning: Step 2: Decide on what kind of online course´. Tradução autorizada por Tony Bates.

Este é o terceiro de uma série de 10 textos para a criação de cursos online com qualidade. Os dois primeiros textos (que devem ser lidos antes deste texto) são:

Introdução: Nove passos para uma aprendizagem on-line de qualidade
Passo 1: Decida como você deseja ensinar online

O continuum da aprendizagem online

Aprendizagem on-line pode ser usada de muitas maneiras. Ela pode ser usada sob a forma de:

ajuda para a sala de aula, isto é, no suporte ao ensino regular em sala de aula (lição de casa extra para os alunos, em essência), tal como colocar material do curso em slides de PowerPoint, leituras para a disciplina, exercícios e datas limite, e novidades sobre a disciplina, normalmente por meio de um sistema de gerenciamento de cursos (LMS) tal como Blackboard ou Moodle. Os estudantes podem também enviar trabalhos em documentos do Word por meio do LMS, e as notas dos estudantes podem ser enviadas via LMS. Os professores normalmente chamam este aprendizado de aprendizado combinado (blended learning, ou B-learning). Deve ser lembrado, porém, que tudo isso é provável que seja um trabalho extra, tanto para você quanto para os alunos, sobre tudo o que já foi dito em sala de aula, e a leitura extra e fontes seguir podem se acumular ao longo do tempo e provocar uma sobrecarga de trabalho para os alunos.

aprendizagem híbrida: neste o tempo de aula face-a-face é reduzido, mas não eliminado, para permitir que mais tempo possa ser empregado por estudantes atuarem no online. Esta pode assumir várias formas:
no Vancouver Community College funciona um curso para aprendizes de manutenção em carcaças plásticas de carros no qual os estudantes empregam as primeiras 10 semanas estudando inteiramente online, e então vão para a faculdade para as últimas 3 semanas de curso para o trabalho prático. No primeiro dia de aula eles são testados em suas habilidades. Como muitos já estão trabalhando sob supervisão, até um terço já terá atingido as habilidades práticas normais no trabalho. Estes então estão aprovados e voltam ao trabalho imediatamente (para alívio dos empregadores). Isso permite que o instrutor se concentre em trazer um grupo menor de alunos até o padrão habilidade necessária ao longo das próximos três semanas na oficina ou laboratório.
Royal Roads University perto de Victoria, na Colúmbia Britânica, que se concentra mais na aprendizagem ao longo da vida, usa outro modelo híbrido. Os estudantes têm até dois semestres totalmente on-line, mas passam o terceiro semestre no campus.
– O modelo mais comum apesar disto é reduzir as palestras de três horas por semana, para uma sessão de sala de aula e o resto então realizado online. Iremos discutir abaixo como usar estes dois tempos para um melhor proveito.

Estes modelos de aprendizagem híbrida ainda não são encontrados em grande extensão na universidade ou campi universitários, mas algumas pessoas, inclusive eu, acreditam que a aprendizagem híbrida acabará por se tornar o modelo “padrão” de ensino em universidades baseadas em campus, isto quando os professores tornam-se mais ciente dos pontos fortes e fracos do ensino online tanto quanto do ensino face-a-face.

totalmente online: este é o tipo no qual o curso é oferecido totalmente online, isto é, é um curso de educação a distância. Foi estimado que aproximadamente 15% de todas matrículas de cursos pós-secundário na América do Norte são atualmente em cursos inteiramente online, e os números estão crescendo rapidamente (em uma taxa de aproximadamente 10-20% ao ano).

O desafio, agora, para cada instrutor é: onde no continuum de aprendizagem online deve estar o meu curso?

Como decidir

Há quatro fatores que devem determinar o tipo de curso online você deve ministrar:
– sua filosofia de ensino
– o tipo de estudante que você está tentando alcançar (ou terá que ensinar)
– os requisitos da disciplina
– os recursos disponíveis para você.

Sua filosofia de ensino

Decidir sobre uma filosofia de ensino foi discutido em um texto anterior (veja Nove passos para uma aprendizagem de qualidade online: Passo 1: Decida como você deseja ensinar online), mas não é uma simples decisão feita antes de você começar a projetar um curso online. Será provavelmente modificada enquanto trabalhamos pelos passos que ainda restam, mas ter um conjunto claro de valores e crenças como é a melhor forma de ensinar o assunto deve fornecer uma guia para o tipo de decisões você será obrigado a fazer.

Quem são (ou poderiam ser) os estudantes?

Agora sabemos muito sobre que tipo de aluno aprende melhor online, e sobre os que acham difícil ou um grande esforço. Aqui estão algumas orientações:

eternos alunos que querem uma qualificação adicional ou um upgrade. Estes estão muitas vezes trabalhando com as famílias e realmente apreciam a flexibilidade de estudar totalmente online. Eles muitas vezes já tem boas qualificações, e portanto, aprenderam a estudar com sucesso. Eles podem ser engenheiros que procuram uma formação em gestão, ou profissionais que desejam manter-se atualizados em sua área. Eles são muitas vezes mais motivados, porque eles podem ver uma ligação direta entre o novo curso e uma possível melhora na suas perspectivas de carreira. Eles são, portanto, os alunos ideais para cursos online (mesmo que eles podem ser mais velhos e dominar menos as tecnologias do que os estudantes que saem do ensino médio). A área de mais rápido crescimento em cursos on-line é para programas de mestrado destinados a profissionais que trabalham. O que é importante para esses alunos é que os cursos sejam tecnicamente bem concebidos, para que os alunos não precisem ser altamente qualificados no uso do computador para poder estudar nos cursos.

alunos independentes. Aprendizagem on-line, especialmente a totalmente online, requer uma boa auto disciplina e boas habilidades genéricas de estudo. Alunos independentes podem ser encontrados em qualquer idade, mas é uma habilidade ensinável, e nós discutiremos mais tarde neste texto como usar aprendizagem online para promover que os alunos passem de dependentes a independentes.

estudantes em tempo integral que precisam de flexibilidade. Uma proporção surpreendentemente grande de alunos online são estudantes em tempo integral no campus. Na University of British Columbia, mais de 80% das matrículas de cursos a distância são de estudantes do terceiro ou quarto ano, cursando a versão online de um curso que também é oferecido no campus. Existem várias razões para isto. Muitos dos estudantes ditos ´de tempo integral´ estão também trabalhando, em trabalhos em turno parcial para manter em dia suas dívidas. (Quanto maior é o valor do curso, maior será a pressão de ter trabalho a tempo parcial). Aprendizagem online oferece mais flexibilidade e evita o choque de compromissos de trabalho e horários de aulas presenciais. Outra razão é que muitas das disciplinas presenciais estão lotadas e o estudante não consegue matrícula nelas. Fazer uma versão online permite que tais estudantes completem o curso nos quatro anos em vez de ter que vir para um semestre ou ano extra (e incidentalmente ajuda a manter uma menor lotação das disciplinas presenciais).

Estudantes em lugares remotos e isolados. Certamente no Canadá existem tais estudantes e a capacidade de estudar localmente em vez de viajar grandes distâncias pode ser muito atraente. No entanto, é importante notar que a grande maioria dos alunos online moram em centros urbanos, vivendo no raio de uma hora de viagem de uma faculdade ou universidade. É a flexibilidade, em vez de a distância que importa para esses alunos, e os alunos realmente afastados e isolados podem não ter boas habilidades de estudo ou acesso a banda larga. Portanto eles podem precisar ser introduzidos gradualmente na aprendizagem online, muitas vezes inicialmente com um forte apoio presencial local.

Por isso é muito importante saber que tipo de alunos você estará ensinando. Para alguns estudantes, será melhor a matrícula em uma classe face-a-face, para então serem introduzidos gradualmente ao estudo online dentro de um ambiente de sala de aula familiar. Para outros alunos, a única maneira eles vão fazer o curso será se ele estiver disponível totalmente online. Também é possível misturar e combinar face-a-face e aprendizagem online para alguns alunos que querem a experiência do campus, mas também precisam de um certo grau de flexibilidade em seus estudos. Estar online pode permitir-lhe alcançar um mercado mais amplo (crítico para departamentos com baixo número de matrículas ou em declínio) ou para atender a forte demanda de profissionais. Quem são (ou poderiam ser) seus alunos? Que tipo de curso irá funcionar melhor para eles?

Determinando os requisitos da disciplina em questão

A experiência sugere que quase tudo pode ser eficientemente ensinado online, dado tempo e dinheiro suficiente, e certamente mais do que muitos instrutores do face-a-face possam imaginar. No entanto, há alguns temas, ou mais precisamente alguns elementos de áreas temáticas, que são mais difíceis de ensinar online. Determinar as necessidades do assunto ensinado e de sua adequação para o ensino online requer tanto um conhecimento profundo da disciplina, quanto uma mente aberta para fazer as coisas de forma diferente. Assim, não é possível para eu tomar essa decisão pela maioria dos professores, mas posso sugerir algumas diretrizes para ajudá-lo a fazer isso. Para fazer isso, vou tomar uma área que não parece, à primeira vista ser um tema fácil para ensinar online, hematologia, o estudo do sangue.

Conteúdo ou habilidades?

Acho que é útil no projeto de aprendizagem online diferenciar entre o que eu chamo de conteúdos e habilidades na definição dos resultados desejados de aprendizagem de um curso.

Conteúdo abrange fatos, dados, hipóteses, idéias, argumentos, provas, e descrição das coisas (por exemplo, mostrar ou descrever as partes de uma peça de equipamento e suas relações). Na hematologia, o conteúdo irá incluir a descrição dos componentes físicos do sangue, as descrições das partes relevantes da biologia celular, o equipamento utilizado para analisar o sangue e como funciona o equipamento, princípios, teorias e hipóteses sobre a coagulação do sangue, a relação entre os testes de sangue e doenças ou outras doenças, etc

Habilidades descrevem como o conteúdo será aplicado e praticado. Isto pode incluir a análise dos componentes do sangue, o uso de equipamento (onde a capacidade de utilizar equipamento de forma segura e eficaz é um resultado de aprendizagem desejada), fazendo hipóteses sobre causa e efeito, com base na teoria e evidência, o diagnóstico, a resolução de problemas e tratamento.

Existem hoje muitas maneiras de oferecer conteúdo online: texto, gráficos, áudio, vídeo e simulações. Por exemplo, gráficos, um pequeno vídeo clip, ou fotografias por meio de microscópio podem mostrar exemplos de células sanguíneas em diferentes condições. Cada vez mais este conteúdo já está disponível na web para uso educacional livre (por exemplo, veja a biblioteca de vídeo da American Society of Hematology). A criação de tais materiais a partir do zero é mais cara, mas está se tornando cada vez mais fácil de fazer com alta qualidade baixo custo do equipamento, com gravação digital. Usando um vídeo cuidadosamente registrados de uma experiência, muitas vezes, fornece uma visão melhor do que os alunos irão obter se aglomerando em torno de um estranho equipamento de laboratório .

Então primeiro, divida o conteúdo que deve ser entregue e decida como isto pode ser melhor feito online. Em muitos casos, pode ser melhor entregue online do que em uma sala de aula ou laboratório. O que NÃO é uma boa maneira de distribuir conteúdo pela internet é por meio de palestras gravadas. Estudar online é feito muitas vezes em curtos períodos de estudo, e fornecimento de materiais de uma forma modular proporciona maior flexibilidade e mais gerenciável uma aprendizagem com ‘pedaços’ para se digerir. Com uma apresentação online você pode incluir material que é mais ´autêntico´ do que os estudantes poderiam obter em uma sala de aula com uma palestra. Assim, é importante pensar no conteúdo de um curso e como ele pode ser melhor pode entregue online. Na maioria dos casos, a entrega de conteúdo não será um problema importante. Ele só precisa ser apresentado através dos melhores meios de comunicação disponíveis e organizado adequadamente.

Desenvolvimento de habilidades on-line pode ser mais um desafio, especialmente se ele exige a manipulação de equipamentos e uma “sensação” de como o equipamento funciona, ou habilidades semelhantes que exigem tato. (O mesmo poderia ser dito de habilidades que exigem paladar ou cheiro). No nosso exemplo hematologia, algumas das competências que precisam ser ensinadas podem incluir a capacidade de analisar analitos ou componentes particulares do sangue, tais como insulina ou glicose, para interpretar os resultados (conteúdo), e para sugerir um tratamento. O objetivo aqui seria ver se existem maneiras para que estas habilidades também possam ser ensinadas online de forma eficaz. Isto significa identificar as habilidades necessárias, trabalhando como desenvolver tais habilidades online (incluindo oportunidades de prática), e como avaliar tais habilidades online. No final da análise, deveria ser possível esquematizar uma tabela como na Figura 1, abaixo (embora a lista de resultados seria muito mais longa).

Pode ser visto neste exemplo que a maior parte do conteúdo pode ser disponibilizado online, juntamente com a habilidade de importância crítica do projeto de um experimento, mas algumas atividades ainda precisam ser feitas pessoalmente. Isto pode necessitar de uma ou mais sessões de trabalho noturno ou nos finais de semana de forma presencial em um laboratório, transmitindo assim a maioria do curso de forma online, ou possa ter tanta prática que o curso tenha que ser um híbrido de 50% presencial e 50% de aprendizagem online.

Com o desenvolvimento de animações, simulações e laboratórios remotos online, onde o equipamento real pode ser remotamente manipulado, está tornando-se cada vez mais possível mover trabalho para ambiente online, mesmo para um laboratório tradicional. Ao mesmo tempo, não é sempre possível encontrar exatamente o que é necessário ser online, embora isso possa melhorar com o tempo. Em outras áreas tal como humanas, ciências sociais, e negócios, é muito mais fácil mover o ensino para ambiente online.

Pode se perceber que estas decisões têm de ser relativamente intuitivas, baseadas no conhecimento dos instrutores da área e sua capacidade de pensar criativamente sobre como alcançar resultados de aprendizagem online. Contudo, temos agora suficiente experiência de ensino online para saber que a maioria das áreas, uma grande quantidade de habilidades e conteúdos necessários para alcançar resultados de aprendizagem de qualidade podem ser ensinados online. Não é mais possível argumentar que a decisão padrão deva ser sempre de se fazer o ensino de forma presencial.

Assim, cada instrutor precisa agora fazer a pergunta: se eu posso mover a maior parte do ensino para ambiente online, quais são os benefícios exclusivos da experiência no campus que eu preciso levar para o ensino face-a-face? Porque os estudantes precisam estar aqui na minha frente, e quando eles estão aqui, estaria eu usando o tempo para um melhor resultado?

Recursos

Um bom trabalhador necessita das ferramentas certas e o tempo necessário para fazer um bom trabalho. O mesmo é verdade para o ensino online. Então, vamos olhar para os recursos que você precisa para apoiar uma migração para a aprendizagem online.

1. seu tempo. Este é o recurso mais precioso de todos. Tempo para aprender como fazer o ensino online é especialmente importante. Há uma curva de aprendizagem e a primeira vez você terá que dispor de mais tempo do que nos posteriores cursos online. A instituição deve oferecer algum tipo de treinamento ou desenvolvimento profissional dos instrutores que pensam em ensinar online. Idealmente os professores devem ter um tempo livre (até um semestre de uma disciplina) para projetar e preparar um curso online. Contudo isto nem sempre é possível e em alguns dos outros passos iremos ver como você pode melhor administrar seu tempo enquanto desenvolve e ensina em um curso online. Contudo, de uma coisa sabemos. A carga de trabalho em uma função do projeto do curso. Cursos online bem projetados devem exigir menos e não mais trabalho de um professor. Assim, vamos passar algum tempo em etapas posteriores olhando como um bom design pode permitir-lhe controlar a carga de trabalho.

2. Equipe de suporte de tecnologias de aprendizagem. Se a sua instituição tem uma unidade de serviço para o desenvolvimento do corpo docente e de formação, designers instrucionais e web designers para apoio ao ensino, use-os. Estas equipes são muitas vezes qualificadas tanto em ciências educacionais quanto em tecnologias computacionais. Eles têm um conhecimento único e habilidades que podem tornar sua vida muito mais fácil quando no ensino online. Discutirei o seu papel em mais detalhe no passo 3.

3. O sistema de gerenciamento de aprendizagem. A maioria das instituições tem agora um sistema de gerenciamento de aprendizagem, tais como Blackboard ou Moodle. Outros LMSs comuns são Desire2Learn, Sakai ou Instructure. Utilize os LMS institucionais existentes. Em particular, quando se inicia não se deve meter em “guerras” LMS, sobre se a sua instituição tem o “melhor” LMS. A maioria dos LMSs têm funcionalidade muito semelhante e flexibilidade suficiente para permitir-lhe ensinar da forma que você gostaria de ensinar, pelo menos no início. Um LMS lhe dará uma estrutura e formato a seguir para começar rapidamente. Novamente, se a instituição não tem um LMS (ou tem a sua própria marca muito peculiar), então nem sequer pense em migrar online, a menos que você também tenha habilidades de um bom web designer e esteja dispostos a fazer um monte de trabalho extra na manutenção do web site do curso.

4. Colegas mais experientes no ensino online. é realmente uma boa ajuda se você tiver colegas experientes no seu departamento, que compreendem a disciplina e que já atuaram em ensino online. Eles talvez até tenham alguns materiais já desenvolvidos, tais como gráficos, e estarão dispostos a compartilhar com você.

A medida em que esses recursos estejam disponíveis ajudará a informá-lo sobre o grau que você será capaz de migrar para o ambiente online e atender aos padrões de qualidade. Em particular, você deve pensar duas vezes sobre um curso online, se nenhum dos recursos relacionados acima estiver disponível para você.

Quem deve tomar a decisão?

Enquanto os professores como indivíduos, devam estar fortemente envolvidos decidindo sobre a melhor proporção entre ensino face-a-face e ensino online em seus cursos específicos, vale a pena pensar sobre isto para um programa completo em vez de um curso individual. Por exemplo, se percebermos que o desenvolvimento de habilidades de aprendizagem independente é um resultado fundamental do programa, então pode fazer sentido começar no primeiro ano com disciplinas face-a-face, mas gradualmente ao longo do comprimento do programa apresentar aos alunos mais e mais o aprendizado online, de modo que no final de um curso de quatro anos eles sejam capazes e dispostos a assumir alguns dos seus cursos totalmente online.

Certamente agora, cada programa deve ter um mecanismo para decidir não apenas o conteúdo e as habilidades ou o currículo a ser coberto em um programa, mas também como o programa vai ser entregue, e, portanto, o equilíbrio ou a mistura de ensino online e face-a-face ao longo do programa.

Conclusão

Para resumir, existem quatro fatores ou variáveis ​​a serem consideradas quando se decide qual ‘mix’ de ensino presencial e online será melhor para o seu curso:

– sua filosofia de ensino preferido
– como você gosta de ensinar
– as necessidades dos alunos (ou estudantes potenciais)
– as exigências da disciplina
– os recursos disponíveis para você.

TODOS professores agora precisam tomar a decisão sobre a mistura certa de ensino presencial e online. Embora uma análise de todos os fatores é um conjunto de passos essenciais a serem realizados na tomada dessa decisão, e no fim vai surgir uma decisão essencialmente intuitiva, que leva em conta todos os fatores. Isto se torna particularmente importante quando se olha para um programa como um todo.

Próximo passo

No próximo texto desta série, vou discutir os benefícios de trabalhar em equipe ao projetar um curso on-line.

Discussão - 3 comentários

  1. Uma dificuldade é passar para o aluno que flexibilidade não implica necessariamente em redução da carga horária. Ainda tem muito aluno que acha que aprendizagem à distância se faz em 5 minutos - ainda mais um curso de graduação - (e professor que acha que ensino à distância também pode ser feita em 5 minutos).

    E passar que flexibilidade implica em maior disciplina de horário, na verdade. Especialmente se o emprego lhe obriga a estudar em horários meio malucos. Aí *vai* ter que se abrir mão de alguma coisa: como reduzir horário de sono tem limites, vai ter que deixar o futebol com os amigos no fim de semana (e compensar isso com uma atividade física mais concentrada e uma dieta mais balanceada), vai ter que deixar de viajar nos feriados prolongados, perder algumas sessões de cinema...

    []s,

    Roberto Takata

    • massacritica disse:

      O gerenciamento do tempo é um problema constante nos cursos a distância. E um dos maiores motivos de abandono para alunos que experimentam o EaD pela primeira vez.

  2. [...] Texto original publicado em ´Nine steps to quality online learning: Step 2: Decide on what kind of online course´. Tradução autorizada por Tony Bates. Este é o terceiro de uma série de 10 textos para a criação de cursos online com qualidade.  [...]

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