Como funciona a aprendizagem?

Resolvi ler um livro que prometia em seu título, e sinopse, mostrar um pouco sobre ´Como a Aprendizagem funciona´ e fundamentar isto em sete princípios baseados em evidências científicas.

How Learning Works: Seven Research-Based Principles for Smart Teaching
[Como funciona a aprendizagem: Sete princípios do ensino inteligente baseados em pesquisa]

O principal ponto positivo da obra é resumir os principais fatores que podem ser relevantes nas atividades de ensino/aprendizagem, para que os iniciantes possam perceber possíveis falhas ou pontos importantes em suas práticas de ensino.

O ponto fraco fica na superficialidade com que os dados coletados nas pesquisas foram apresentados na obra. Principalmente em um livro que anunciava buscar fundamentação na pesquisa científica. Talvez os autores optaram pelas generalidades. Pecando em querer servir a todas áreas do ensino.

Os sete princípios:
– Como o conhecimento prévio dos alunos afeta no aprendizado?
– Como o modo como os estudantes organizam o conhecimento afeta no aprendizado?
– Que fatores motivam os alunos a aprender?
– Como os estudantes desenvolvem domínio do conhecimento?
– Quais tipos de práticas e feedbacks melhoram o aprendizado?
– Porque o desenvolvimento dos alunos e o ambiente do curso importam para o aprendizado do aluno?
– Como os estudantes tornam-se aprendizes autônomos?

As perguntas são muito muito interessantes, e como era de se esperar não existe nenhuma resposta mágica para nenhuma delas.

Discussão - 3 comentários

  1. Renata Lindemann disse:

    Sem dúvida Luis as questões que sinalizas e o que o livro propunha discutir são muito interessantes e despertam em nós professores a vontade de saber o que dizem as pesquisa a respeito.
    O livro não discute estas questões apenas apresenta aos leitores?

    • massacritica disse:

      Oi Renata!
      O livro discute as questões de uma forma bem ampla. Mas os dados que são resgatados dos artigos publicados foram um pouco superficiais. Fica a sensação de curiosidade em como as pesquisas foram feitas e em saber mais detalhes sobre as conclusões obtidas em cada artigo.

  2. O último estudo sobre aprendizagem que eu li foi uma monografia sobre inteligência emocional, é claro que quando o aprendizado interessa ao mercado logo é publicado. No Brasil, quanto à ciência da pedagogia, interessa uma visão sobre o ensino fundamental, quase uma corruptela da pediatria, mas a inteligência da aparente aparência, não interessa resultados aprofundados, não sei por que a pedagogia não tem o status da ciência das ciências, afinal o método de aprendizado quando atinge bons resultados, interferem no progresso nacional, e do ponto de vista humano é muito mais do que um bom ensino federal, o problema é o velho capital.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM