100 trilhões “delas” em nós – parte II

No episódio anterior vimos que…

1. A proporção entre microrganismos e células humanas é de cerca de 10:1.
  2. A essa coleção de microrganismos damos o nome de “microbiota” ou de “comensais”.
  3. A microbiota exerce uma série de funções benéficas para seu hospedeiro.
  4. Muitos microrganismos transitam no continuum mutualismo-patogenicidade

…episódio de hoje.

Somos cerca de 7 bilhões de humanos vivendo na Terra. Juntos, representamos um reservatório intestinal de cerca de 1024 células microbianas. Esse número é 105vezes menor do que a magnitude de microrganismos que se estima para os oceanos (1029).

Os números são impressionantes, não?! Mas… de onde vem os membros da nossa microbiota? De vários lugares… afinal, os microrganismos são ubíquos – ou seja, eles são encontrados nos mais variados ambientes.

É importante saber que antes do nascimento não temos microrganismos habitando nosso corpo – mas isso muda rapidamente após o parto. O primeiro contato com esses seres microscópicos acontece, geralmente, durante o parto normal – quando o bebê entra em contato com a microbiota vaginal da mãe. Mas nem todos os micróbios vêm dali – inclusive, se fosse assim, os bebês que nascem via cesariana continuariam a ser isentos de germes até a idade adulta. O que acontece é que estes bebês possuem o processo de colonização mais lento e o processo de sucessão (a ordem das espécies que colonizam o hospedeiro) é um pouco diferente. Além do parto, o processo de colonização é influenciado pelo ambiente (particularmente o materno) e outros fatores aleatórios.

Um fato muito curioso é que a microbiota residente de uma espécie consiste em tipos relativamente fixos de microrganismos. Ou seja, a maior parte da minha microbiota é extremamente semelhante à sua. Por outro lado, possuímos em menor quantidade alguns microrganismos que muitas vezes passam um período (horas, dias ou semanas) no nosso corpo e depois são eliminados; essa é a microbiota transitória e, essa sim, varia muito entre os indivíduos.

A microbiota sofre alterações devido à idade, à distribuição geográfica, à dieta, ao estresse, às mudanças hormonais, ao comportamento sexual e por aí vai. Porém, de todos esses fatores, os antibióticos são os responsáveis pelas mudanças mais rápidas e drásticas na microbiota normal. Além disso, a utilização excessiva e inadequada de antibióticos é também associada com a ocorrência cada vez maior de multirresistência nos microrganismos patogênicos.

Pode parecer que a vida seria impossível sem esses minúsculos organismos que como já vimos desempenham diversas funções. Porém, não é isso que mostram diversos estudos. Nesses estudos são utilizados animais isentos de germes (chamamos de germ-free). Para isso, esses animais são mantidos em uma condição especial, no qual o ar é filtrado, a comida e a água são esterilizados. Eles vivem dentro de bolhas plásticas – e completamente isolados do contato com o mundo externo.

Isolador do Biotério de Gnotobiologia da UFMG. A foto é antiga (1997), mas os isoladores atuais são bem parecidos com estes. Observe na frente do isolador as luvas pretas utilizadas para a manipulação dos animais e materiais. Dentro do isolador, vemos 3 gaiolas brancas, uma garrafinha com água e um saquinho - provavelmente com ração. Do lado de fora, tem uma mangueira azul que é responsável pelo fluxo de ar que é enviado ao filtro, o cilindro marrom. (Foto: Beatriz Dantas)
Isolador sendo manipulado. (Foto retirada da "The desk encyclopedia of microbiology" (2004), de M. Schaechter (ed.)

**Saiba Mais

Hooper LV (2009) Do symbiotic bacteria subvert host immunity? Nature Reviews Microbiology 7:367-374.  doi:10.1038/nrmicro2114
Nicoli JR, Vieira LQ (2000) Probióticos, prebióticos e simbióticos: moduladores do sistema imune. Ciência Hoje 28:34-38
Rambaud JC, Buts JP, Corthier G, Flourié B (Eds.) (2006) Gut Microflora: Digestive physiology and pathology. John Libbey Eurotext, Montrouge, 247 p.

4 thoughts on “100 trilhões “delas” em nós – parte II

• 23 de fevereiro de 2010 em 20:51
    Permalink

Olá Samir, tudo bom? Ótimo o texto! Haverá uma continuação? Pergunto porque há muito tempo fiz uma matéria sobre a importância dos microorganismos e de algumas proteínas para a memória imunológica do organismo. Seria legal falar de como é o sistema imune dos camundongos do biotério.

Abraços,

• 23 de fevereiro de 2010 em 21:00
      Permalink

Por agora eu só estou com 1 post programado p/ microbiota que é sobre a influencia do cafezinho... Também estou com um post pronto sobre metabolismo microbiano. Depois estava pensando em iniciar uma serie sobre resistência à antibióticos... Sobre imunidade eu estou com um artigo bem legal sobre imunidade e microbiota (e mais um monte que tb parecem legais). Mas gostei da dica - só nao devo emendar direto com esses posts pq eu vou ficar meio apertado nessas próximas semanas - mas a sugestão tá anotada ^^"

• 23 de fevereiro de 2010 em 21:09
    Permalink

Tranquilo! Fiquei bem animada com o post sobre o cafezinho. Sou quase uma viciada, com crise de abstinência e tudo.

• Pingback: Se sujar faz bem? | Meio de Cultura