Laser de baixo custo abre caminhos para microdispositivos independentes

 

Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (INPE) vem desenvolvendo melhorias em um tipo de laser de baixo custo que abre caminhos para inserir uma fonte de laser em um lab on a chip ou microdispositivos (como nós chamamos aqui no blog). No futuro, segundo os pesquisadores, o flash da câmera do nosso celular poderá ser utilizada como fonte de luz para gerar o laser nos microdispositivos. O vídeo que eu posto abaixo é do canal da Pesquisa Fapesp no YouTube (link aqui) e explica de forma muito interessante como essa técnica é integrada a esses lab on a chip.

¤¤¤¤

Fonte: Pesquisa Fapesp

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Harrson S. Santana

Harrson S. Santana obteve seu doutorado em Engenharia Química pela Universidade de Campinas em 2016. Sua tese de doutorado foi a investigação da síntese de biodiesel em microcanais, utilizando simulações numéricas e ensaios experimentais. Em 2015, ele passou vários meses na Universidade de Glasgow (Reino Unido) desenvolvendo pesquisas na área de impressão 3D. Atualmente, ele é pesquisador associado e professor colaborador da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, trabalhando no desenvolvimento de microplantas químicas e uso de impressoras 3D em processos químicos. Ele publicou vários artigos explorando desde simulações numéricas no desenvolvimento de microdispositivos até o uso de microfluídica em reações químicas e operações unitárias. Seu interesse científico se concentra em fenômenos de transporte em sistemas microfluídicos, impressoras 3D e sistemas robóticos aplicados a processos químicos em microescala.

2 respostas para Laser de baixo custo abre caminhos para microdispositivos independentes

  1. Pingback:Microdispositivo pode monitorar a saúde, germes e poluentes - Microfluídica & Engenharia Química

  2. Pingback:O Laboratório do Futuro: Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquinas e Microfluídica - Microfluídica & Engenharia Química

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.