Curso de Impressão 3D de dispositivos microfluídicos

Queridos leitores espero que esteja tudo bem com vocês!

Desculpe-me pela a ausência essas últimas semanas. Essas últimas semanas tem sido muito difícil parar para atualizar vocês sobre o mundo da Microfluídica & Engenharia Química. Isso é devido a alguns projetos que ando desenvolvendo e tem consumido todo o meu tempo. E hoje eu tenho o prazer de anunciar um deles para vocês.

No mês de novembro, nos dias 6 e 8 (terça e quinta) e 12 e 14 (segunda e quarta) eu estarei ministrando o curso de Impressão 3D de Dispositivos Microfluídicos no (EA)² – Ciclo Básico – CB 55 na Unicamp.

O objetivo ao final do curso é que os participantes possam projetar e construir seus próprios dispositivos utilizando uma impressora 3D. Espera-se que todos os participantes possam sair com o modelo digital e um protótipo de seu próprio design.

Para mais informações e para realizar a inscrição gratuita acesse o site:

Proposta do curso: introdução ao conceito de microfluídica e impressão 3d; etapas do processo de impressão 3d; tecnologias de impressão 3d; impressão 3d de dispositivos microfluídicos; conceitos básicos do software Autodesk Inventor; modelagem e fabricação de dispositivos microfluídicos.

Ementa: O programa do curso será: introdução ao conceito de microfluídica e impressão 3d; etapas do processo de impressão 3d; tecnologias de impressão 3d; impressão 3d de dispositivos microfluídicos; conceitos básicos do software Autodesk Inventor; modelagem e fabricação de dispositivos microfluídicos. Nas duas últimas aulas é recomendável que os participantes tragam seus notebooks e que instalem o software Autodesk Inventor para modelagem dos dispositivos, o qual possuí uma versão gratuita para alunos em: https://goo.gl/MpH86r.

Datas das aulas: 6 e 8 (terça e quinta) e 12 e 14 (segunda e quarta) de novembro
Horário: 18h às 19h
Local: (EA)² – Ciclo Básico – CB 55 (Unicamp)

Conto com a presença de vocês!

Conheça e curta a nossa página no Facebook

Já segue a gente no Instagram?

Siga-nos no Twitter, Facebook ou Instagram

Ou nos envie um e-mail para: harrison.santana@gmail.com

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Harrson S. Santana

Harrson S. Santana obteve seu doutorado em Engenharia Química pela Universidade de Campinas em 2016. Sua tese de doutorado foi a investigação da síntese de biodiesel em microcanais, utilizando simulações numéricas e ensaios experimentais. Em 2015, ele passou vários meses na Universidade de Glasgow (Reino Unido) desenvolvendo pesquisas na área de impressão 3D. Atualmente, ele é pesquisador associado e professor colaborador da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, trabalhando no desenvolvimento de microplantas químicas e uso de impressoras 3D em processos químicos. Ele publicou vários artigos explorando desde simulações numéricas no desenvolvimento de microdispositivos até o uso de microfluídica em reações químicas e operações unitárias. Seu interesse científico se concentra em fenômenos de transporte em sistemas microfluídicos, impressoras 3D e sistemas robóticos aplicados a processos químicos em microescala.

Uma resposta para Curso de Impressão 3D de dispositivos microfluídicos

1. Pingback:Minicurso "Impressão 3D de Dispositivos Microfluídicos" na SEQ UFMG - Microfluídica & Engenharia Química