Curso Impressão 3D de dispositivos microfluídicos – Instalação do Cura Slicer

Querido leitor, espero que esteja tudo bem com você. Essa semana estou ministrando o curso TOPE “Impressão 3D de Dispositivos Microfluídicos” no (EA)² – Ciclo Básico (CB 55) na Universidade Estadual de Campinas. O curso teve inicio no dia 06 de Novembro e nós teremos mais três encontros, nos dias 08, 12 e 14 de Novembro.

A primeira aula foi uma introdução ao conceito de Microfluídica (aula disponível aqui). Foi pedido aos participantes que no próximo encontro levassem um computador pessoal com alguns arquivos que estarei comentando a seguir.

O primeiro arquivo é o software Cura Slicer . O Cura é um programa de fatiamento utilizado para transformar um modelo digital de uma peça em informação que as impressoras 3D reconheçam. Na prática o Cura fatia o modelo digital em inúmeras camadas horizontais. A versão que será utilizada no curso é a 15.04.6. Essa versão pode ser baixada gratuitamente aqui ou aqui. Abaixo segue um pequeno tutorial de instalação.

Também será utilizado um arquivo digital de um microdispositivo desenvolvido pelo Cronin Group em um trabalho publicado em 2013 (DOI:10.3762/bjnano.4.31) e que o arquivo STL pode ser baixado gratuitamente aqui.

Eu também fiz uma configuração de impressão de microdispositivos baseado nos nossos trabalhos anteriores. Essa configuração pode ser baixada aqui.

Para acessar todos os arquivos citados acima acesse o link disponível aqui .

Tutorial de instalação do Cura 15.04.6

Configurar impressora no Cura

Ao iniciar o processo de instalação do Cura, irá aparecer a imagem abaixo.

Clique em Next para aparecer as seguintes opções:

Selecione Other e clique em Next.

Na próxima tela, selecione Custom e clique em Next.

Preencha os campos e clique em Finish. Os parâmetros que eu utilizei para configurar a impressora no Cura foi a Sethi3D BB.

Para certificar das configurações inseridas, clique em Machine.  Você deverá ver a impressora que foi configurada (no nosso caso – Curso Tope) selecionada.

Ao clicar em Machine settings, você poderá ver a configuração da impressora que nós iremos utilizar.


Conheça e curta a nossa página no Facebook

Já segue a gente no Instagram?

Siga-nos no Twitter, Facebook ou Instagram

Ou nos envie um e-mail para: harrison.santana@gmail.com

 

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Harrson S. Santana

Harrson S. Santana obteve seu doutorado em Engenharia Química pela Universidade de Campinas em 2016. Sua tese de doutorado foi a investigação da síntese de biodiesel em microcanais, utilizando simulações numéricas e ensaios experimentais. Em 2015, ele passou vários meses na Universidade de Glasgow (Reino Unido) desenvolvendo pesquisas na área de impressão 3D. Atualmente, ele é pesquisador associado e professor colaborador da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, trabalhando no desenvolvimento de microplantas químicas e uso de impressoras 3D em processos químicos. Ele publicou vários artigos explorando desde simulações numéricas no desenvolvimento de microdispositivos até o uso de microfluídica em reações químicas e operações unitárias. Seu interesse científico se concentra em fenômenos de transporte em sistemas microfluídicos, impressoras 3D e sistemas robóticos aplicados a processos químicos em microescala.

2 respostas para Curso Impressão 3D de dispositivos microfluídicos – Instalação do Cura Slicer

  1. OLá Dr Harrson. bom dia.
    Estou interessado protótipos de dispositivos microfluídicos. Qual o processo mais acessível de impressão 3d? seria o SLA?

    • Harrson S. Santana diz:

      Oi Adriano, boa tarde.

      Para microdispositivos, ainda é melhor o FFF. Pelo aquecimento e deposição de materiais poliméricos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.