Minicurso “Impressão 3D de Dispositivos Microfluídicos” na SEQ UFMG

Prezado leitor, espero que esteja tudo bem com você! Na próxima semana, no dia 27 de agosto de 2019 eu estarei ministrando o curso de impressão 3D de dispositivos microfluídicos na Semana de Engenharia Química da UFMG.

O objetivo ao final do curso é que os participantes possam projetar e construir seus próprios dispositivos utilizando uma impressora 3D. Espera-se que todos os participantes possam sair com o modelo digital de um dispositivo microfluídico.

Eu vou aproveitar a oportunidade para fazer dois tutoriais e postar aqui no blog: como construir um modelo digital de um microdispositivo utilizando o Autodesk Inventor e o guia rápido do Cura 3D para utilização em Microfluídica.

Para mais informações e realizar a inscrição acesse o site:

Título: Impressão 3D de Dispositivos Microfluídicos

Descrição: A microfluídica é a ciência e tecnologia de sistemas as quais manipulam e estudam pequenas quantidades de fluidos, utilizando estruturas com dimensões de dezenas a centenas de micrômetros. Essas estruturas micrométricas normalmente são fabricadas por processos complexos e exigem uma infraestrutura cuja implementação e manutenção possuem altos custos. Para tentar otimizar e democratizar a fabricação de dispositivos microfluídicos, ultimamente tem sido proposto o uso de impressoras 3D. A impressão 3D consiste na fabricação camada por camada de objetos físicos diretamente de objeto digitais. Assim esse curso irá apresentar aos participantes conceitos de impressão 3D para a obtenção de dispositivos microfluídicos impressos. O objetivo ao final do curso é que os participantes possam projetar e construir seus próprios dispositivos utilizando uma impressora 3D. O programa do curso será: introdução ao conceito de microfluídica e impressão 3D; etapas do processo de impressão 3D; tecnologias de impressão 3D; impressão 3D de dispositivos microfluídicos; conceitos básicos do software Autodesk Inventor; modelagem e fabricação de dispositivos microfluídicos.

Data: 27 de agosto de 2019 (terça-feira)

Horário:

• Parte 1: 13:00 às 15:30

• Coffee-break: 15:30 às 16:00

• Parte 2: 16:00 às 18:30

Local: Sala 314 – Centro de Cálculo Eletrônico (CCE), na Escola de Engenharia da UFMG (Campus Pampulha)

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Harrson S. Santana

Harrson S. Santana obteve seu doutorado em Engenharia Química pela Universidade de Campinas em 2016. Sua tese de doutorado foi a investigação da síntese de biodiesel em microcanais, utilizando simulações numéricas e ensaios experimentais. Em 2015, ele passou vários meses na Universidade de Glasgow (Reino Unido) desenvolvendo pesquisas na área de impressão 3D. Atualmente, ele é pesquisador associado e professor colaborador da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, trabalhando no desenvolvimento de microplantas químicas e uso de impressoras 3D em processos químicos. Ele publicou vários artigos explorando desde simulações numéricas no desenvolvimento de microdispositivos até o uso de microfluídica em reações químicas e operações unitárias. Seu interesse científico se concentra em fenômenos de transporte em sistemas microfluídicos, impressoras 3D e sistemas robóticos aplicados a processos químicos em microescala.