Sophie Bọ́sẹ̀dé Olúwọlé

O mais novo verbete da Enciclopédia Mulheres na Filosofia é sobre Sophie Bọ́sẹ̀dé Olúwọlé, uma filósofa nigeriana nascida em 1935 na cidade de Igbara-Oke que se dedicou ao estudo da filosofia Yorùbá. Desde pequena, Olúwọlé era reconhecida por sua visível inteligência. Ela se formou em filosofia em 1970, mas foi apenas durante seu mestrado na Universidade de Lagos, concluído em 1974, que Olúwọlé teve seu primeiro contato com a filosofia africana. Tanto no mestrado quanto no doutorado, Olúwọlé quis estudar filosofias africanas, no entanto, ela se deparou com diversos empecilhos para que pudesse realizar pesquisa na área. Entre eles o fato de que não havia professores qualificados para orientá-la em uma pesquisa em filosofia africana, uma vez que a formação de seus professores era a canônica eurocêntrica, e também a negação por parte de seu orientador da existência de uma filosofia africana. Em 1984, Olúwọlé concluiu seu doutorado pela Universidade de Ibadan e foi a primeira mulher a receber o título de Doutorado em filosofia por uma Universidade Nigeriana e em toda África Subsaariana. Esse reconhecimento contribuiu para que ela pudesse finalmente se dedicar ao estudo de filosofias africanas. Entre as principais questões trazidas pela filósofa no estudo da filosofia Yorubá estão: a importância das tradições orais enquanto filosofia; a importância do resgate das línguas originárias para a cultura e para a filosofia; e a comparação feita por ela entre as filosofias Yorùbá e Helênica, de modo a reivindicar o lugar de Ọ̀rúnmìlà enquanto pensador da história da filosofia.

Carlos Eduardo da Silva Rocha é bacharel e mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), tendo como foco de sua pesquisa a Filosofia Aristotélica. Tem Complementação de Estudos em Cultura Clássica Greco-Latina (PUC-Rio). Atualmente é Doutorando e Licenciando em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/PPGF), sendo sua pesquisa voltada para a Filosofia de Ọ̀rúnmìlà/Ifá. Tem experiência nas áreas de: Filosofias Greco-Latinas; Filosofias Africanas; Ética; Metafísica.

Quer saber mais sobre o pensamento de Sophie Bọ́sẹ̀dé Olúwọlé? Então leia o verbete aqui e acesse a entrevista com o autor aqui!