Conhecimento científico x senso comum

O conhecimento científico é a informação e o saber que parte do princípio das análises de fatos cientificamente comprovados; exige base teórica e comprovações a partir de experimentações; é racional, objetivo, analítico, explicativo, acumulativo, entre outros fatores relacionados a investigação metódica. 

Já o conhecimento do senso comum é pautado principalmente nas crendices populares, ideias e conceitos que são transmitidos através das gerações por meio de “heranças culturais”. Geralmente essas ideias surgem a partir de relações aparentes de causas e efeitos que nunca foram cientificamente testadas e comprovadas. Quem nunca ouviu frases do tipo: Olha esse vento nas costas, menino!“? (É… nossas avós sempre preocupadas com nossa saúde! hehehe)

Se algum dia esses conhecimentos do senso comum forem investigados, testados e analisados, e tiverem suas causas e efeitos comprovados de forma racional, podem se transformar em conhecimentos científicos (muitas vezes com as devidas correções e atualizações).

Share