Especial – Conspirações do 11 de Setembro

 

Em 11 de Setembro de 2001, uma organização terrorista sequestrou quatro aviões em solo americano. Dois deles foram jogados contra as Torres Gêmeas do Wolrd Trade Center em Nova York. Outro foi jogado contra o Pentágono, em Washington. O último, caiu nos arredores de Shanksville, sem atingir seu alvo original.

Dez anos mais tarde, essa ainda é a história que todos conhecemos. Mas ela não é unanime.

Conspirar é preciso[1]. Não é impossível pensar que mesmo alguém próximo do “Ground Zero” no dia 11 de Setembro de 2001 chegou a pensar que tudo aquilo não passava de um “trabalho interno”. Talvez, até você tenha pensado…

Os grupos de conspiracionistas a cerca do 11 de Setembro começaram a se organizar. “Pentagon Strike”[2] (Um vídeo de alguns minutos que continha algumas alegações de que o choque de um avião contra o Pentágono era uma mentira, e que na verdade, um míssil havia atingido o complexo militar dos Estados Unidos) foi, em 2002, o primeiro contato que eu tive com a Teoria de Conspiração. Ele teve uma boa repercussão na Internet, e por esses fatores, é considerado por mim como o marco do surgimento oficial da “Teoria de Conspiração do 11 de Setembro”.

Desde então, os grupos conspirarionistas ganharam corpo. Associações de pilotos, engenheiros e arquitetos foram criadas. Diversos documentários lançados explorando o tema. Livros e revistas. O “Truth Movement”[3] reúne hoje algumas dessas associações tornando a atividade conspiracionista não apenas uma “busca pela verdade”, mas também um grande negócio.

Na semana em que os Atentados de 11 de Setembro completam uma década, vamos explorar os principais argumentos conspiracionistas em uma série de postagens, conforme os acontecimentos daquela manhã de Terça-Feira. Teria um míssil atingido o Pentágono? As torres foram implodidas por explosivos plantados dias antes? O avião que caiu na Pensilvânia nunca existiu?

Essas e outras perguntas começa a ser respondidas a partir do próximo post da série, que irá tratar do ataque ao Pentágono.

Até lá.

1- http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/6282/teorias-de-conspirao-so-naturais
2- http://www.pentagonstrike.co.uk/
3- http://www.911truth.org/

————————————–
Links para as postagens da série:

Conspirações do 11 de Setembro – Pentágono
Conspirações do 11 de Setembro – Voo 93
Conspirações do 11 de Setembro – WTC

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.