Especial – Conspirações do 11 de Setembro – WTC

 

No ultimo artigo da Série Especial sobre as Conspirações envolvendo os Atentados de 11 de Setembro, vamos tratar do mais impressionante acontecimento daquela Terça.

Milhares de pessoas ao redor do mundo assistiram ao vivo o choque do segundo avião, e a queda das torres.

Deixamos o no plane de lado, e vamos analisar as principais alegações conspiracionistas.

Todo o raciocínio de conspiração está baseado na ideia de que as Torres foram implodidas, e que o choque não dos aviões, e suas consequências, não seriam suficientes para derrubá-las.

O NIST (The National Institute of Standards and Technology) realizou um aprofundado estudo sobre as causas do desabamento dos três prédios do complexo do WTC. Nesse estudo é explicado que o impacto dos aviões retirou a camada de proteção das vigas de aço, deixando-as exposta aos calor do incêndio. O aço perdeu sua capacidade de resistência, e os andares inferiores não conseguiram suportar a carga dos andares superiores. [1]

Por mais que os conspiracionistas tentem afirmar o contrário, a queda das torres não possuí características de demolição controlada.

Em demolições controladas costuma-se demolir as colunas de sustentação principais para que a gravidade faça o resto do trabalho. Vemos a construção caindo como um todo, a partir da parte de baixo. No WTC, a queda acontece no ponto de impacto dos aviões. [2][3]

Há ainda o fato de não se escutar qualquer barulho de explosivos, algo totalmente contrário ao cenário de uma implosão.

Outra alegação de evidência de explosivos usada pelos conspiracionistas são os “jatos” vistos saindo pelas janelas do WTC no momento da queda. Mas que nada mais são do que ar sendo jogado para fora quando o andar de cima cai sobre o andar de baixo. [4]

Sabendo que ainda há muito assunto para ser discutido, encerro aqui essa série de postagens especiais sobre as Conspirações envolvendo os Atentados de 11 de Setembro. Os canais de contato estão abertos para aqueles que desejarem realizar seus comentários, e em breve pretendo escrever outros artigos sobre essa e outras conspirações.

—————————–
Referências:

1- http://www.nist.gov/el/disasterstudies/wtc/
2- http://projetoockham.org/figuras/911/torresul.jpg
3- http://projetoockham.org/historia_911_3.html
4- http://www.popularmechanics.com/technology/military/news/debunking-911-myths-world-trade-center

Discussão - 1 comentário

  1. Anonymous disse:

    >Concordo com seus pontos, mas confesso que ainda não sei no que acreditar... aquele documentário "Zeitgeist" mostra indícios de demolição além de relatos de pessoas que escutaram o barulho de explosão.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.