A vingança é um prato que se come no espaço

Eu sei poucas palavras em alemão. Vergeltungswaffen, dizem, significa algo como arma de retaliação.

Vergeltungswaffen é o apelido carinhoso do foguete mais famoso da série Aggregat. O V2, ou A4, usado para ataques da Alemanha contra países Aliados durante a II Guerra Mundial.

Só entre Setembro de 1944 e Fevereiro de 1945 foram construídos 3300 foguetes, totalizando em 5200 as unidades produzidas. O V2 era um foguete de 12500 kg, 14 m de altura e 1,65 m de diâmetro. Utilizava etanol de batata e oxigênio liquido como combustível. Com um raio de ação de aproximadamente 340 km, conseguia alcançar até 5760 km/h.

Foguetes V2 preparados para um teste durante a II Guerra.

Com o fim da Guerra vem a Operação Paperclip, e vários nomes importantes da Alemanha durante a Guerra são levados para os Estados Unidos, entre eles, Wernher von Braun. Partes do V2 foram recuperadas e também levadas aos EUA.

A pesquisa americana com o V2 resultou em contribuições interessantes para a exploração espacial. O primeiro lançamento de um V2 pelos EUA foi em 15 de Março de 1946.

No dia 24 de Outubro de 1946 um foguete foi lançado com uma câmera. Atingiu 105 km de altitude registrando a primeira foto da Terra vista do espaço.

Primeira foto da Terra vista do espaço – 1946

Os primeiros animais chegaram ao espaço a bordo dos foguetes V2. As moscas, em 20 de Fevereiro de 1947 pra testar os efeitos da radiação, foram recuperadas com vida. O primeiro macaco chegou ao espaço em 14 de Junho de 1949, atingiu a altura de 134 km, mas problemas com o paraquedas causaram a destruição do foguete e a morte do animal.

Atualmente ainda existem cerca de 20 unidades do foguete V2 espalhadas por museus ao redor do mundo.

V2 no Museu da Força Aérea dos Estados Unidos da América

 

Discussão - 4 comentários

  1. Dizem que originalmente Alan Moore deu originalmente o nome de V wie Vergeltungswaffen para a minissérie. Mas encalhou porque ninguém conseguia pronunciá-lo. Aí teve que mudar pra V for Vendetta.

    []s,

    Roberto Takata

  2. rafinha.bianchin disse:

    Belo texto! Parabéns e...
    5700 km/h!? houve vesão tripulada deste também?

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.