Rapidinha de Finados

Estava eu aqui aproveitando o feriado pra montar um banco de dados que será útil em um futuro post do Nightfall in Magrathea, e entre um e outro acesso ao Facebook, vejo essa imagem compartilhada:

 

 

E aí, qual a resposta?

 

 

Existem várias dessas brincadeiras por aí. Utilizam a ordem das operações matemáticas e o fato de lermos da esquerda pra direita para tentar induzir ao resultado errado.

Quem resolve a questão como 3x(3+3) encontra 18, o resultado errado. Mas dessa vez a brincadeira tem uma sutileza, que faz a solução (3×3)+3 = 12 também estar errada.

RÁÁ! O fatorial. Então, 3! = 3x2x1 = 6. E a solução correta para o problema proposto é 15.

Enquanto eu escrevo isso, a página já está com mais de 12 mil respostas. A grande maioria respondeu 12 e há uma parcela considerável que respondeu 18.

Ok, a brincadeira é montada para as pessoas errarem e ninguém está livre de uma trollada. Mas o divertido mesmo de toda a coisa aqui, são os comentários nonsense.

Sendo hoje Finados, Descanse em Paz, Matemática.

Discussão - 5 comentários

  1. Sibele disse:

    RIP Math. 🙁

  2. Fiquei triste agora... sério. Cada comentário que olha...

  3. Haha, eu sou um dos que acreditaria que o 12 era a resposta correta. O fatorial é uma operação matemática ensinada brevemente no colégio e repetida muito pouco dentro e fora da escola para que as pessoas lembrem-se que o ponto de exclamação possui um outro significado.

    Gosto de ver como algumas pessoas têm a convicção de estarem certas a ponto de criarem explicações absurdas e "xingarem" as outras com pontos de vista diferentes.

  4. ssp disse:

    E pensar que a maioria hoje faz o enem..

  5. Igor Santos disse:

    Existe uma lei que diz que a maioria das pessoa é tão burra que chega a se sentir inteligente, pois é incapaz de notar a própria burrice.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.