Mais um motivo pra você não acreditar em mentirosos

Em 21 de Abril de 2003, Amanda Berry desapareceu após deixar o trabalho, algumas quadras da sua casa em Cleveland. Em Novembro do ano seguinte a mãe de Amanda, Louwana Miller, foi ao programa de TV The Montel Williams Show.

No programa, a senhora Miller se encontrou com Sylvia Browne, e se você não está acostumando com o mundo do charlatanismo, eu te digo quem Sylvia Browne é. Ela é uma mentirosa profissional. Das piores. Alega ter poderes psíquicos, se comunicar com mortos e todo esse tipo de coisa.

Aqui vai o trecho mais importante da conversa das duas no programa:

Miller: Você pode me falar se eles vão encontra-la? […]
Browne: […] Ela não está viva, querida. […]

Sylvia Browne afirmou para Louwana Miller que Amanda Berry estava morta. Você consegue imaginar o que é isso? Você está procurando sua filha desaparecida, e alguém que alega ter superpoderes psíquicos te diz que ela está morta…

Segunda, 6 de Maio de 2013, a Polícia de Cleveland encontrou três mulheres que estavam sendo mantidos em cativeiro. Uma delas era Amanda Berry. Viva.

O problema com os enganadores é que quando eles não estão usando alguma técnica pra extrair a informação de você, eles estão simplesmente mentindo. E eles estão por toda parte. Seja em programas de TV, seja nas ruas. As vezes podem até passar despercebidos (o cara é gente boa, só quer ajudar), mas estão ali, vendendo falsas esperanças ou ceifando as verdadeiras. Atingindo o ponto fraco de suas vítimas.

Previsões do futuro, mensagens dos mortos, curas milagrosas… Combater esse tipo de misticismo não é uma tarefa fácil. Só um charlatão venderia uma solução mágica para um problema complexo. Tão importante quanto você não cair nesse tipo de armadilha, é educar as pessoas ao seu redor para que elas também não caiam.

A propósito, em 2 de Março de 2006, Louwana Miller morreu de ataque cardíaco três meses após ser internada com pancreatite. Amigos acreditam que a declaração de Browne pode ter contribuído para debilitar sua saúde. De qualquer forma, Louwana morreu sem ver Amanda voltar pra casa. E ninguém poderá contar, porque não podemos falar com os mortos.

 

Foto: AP Photo / Tony Dejak

Foto: AP Photo / Tony Dejak

 

Discussão - 3 comentários

  1. Guima disse:

    Muito bom texto. Mas é de espantar a cara de pau de uma pessoa ao fazer isso na TV pra todo mundo ver. Ela só não esperava por essa...

  2. raissa disse:

    triste...

    o dinheiro move erroneamente as pessoas.

  3. [...] gosto de brincadeiras, de rir e saber rir, mas também gosto de ser sério quando o assunto é sério. Eu também gosto da… daquela outra garota… a que me inspira a escrever. Porque eu [...]

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.