A Psicologia da UnB pede SOCORRO!!!

Nos últimos dias os alunos de graduação e de pós-graduação e os professores do Instituto de Psicologia da UnB têm travado uma ingrata batalha para fazer chegar aos olhos e ouvidos de todo o mundo o descaso com que a Educação e a Ciência são tratadas aqui pela Ilha de Vera Cruz. O caso é que os Laboratórios, salas de aulas práticas e salas dos docentes do Instituto de Psicologia da UnB e do Programa de Pós-graduação em Ciência do Comportamento passam por uma reforma no sistema de circulação de ar desde 2009, que custou já mais de meio milhão (MEIO MILHÃO!!!) e está paralisada por “falhas na execução do projeto”. Ou seja, nossa boa e velha conhecida: INCOMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA.

Os próprios alunos gravaram a situação em que se encontram os Laboratórios de Pesquisa Psicológica Básica (PPB):

Recebi hoje do Gleiton Azevedo, aluno da pós-graduação, uma carta-aberta do Instituto de Psicologia da UnB. Reproduzo aqui, na íntegra:

“SOBRE O DESMONTE DOS LABORATÓRIOS DO IP: O PPB PEDE SOCORRO

Os Laboratórios de Psicobiologia e de Análise Experimental do Comportamento do Departamento de Processos Psicológicos Básicos (PPB) do Instituto de Psicologia da UnB estão desativados para reforma desde 20 de outubro de 2009.
Esse espaço inclui salas de aula e de coleta de dados de pesquisas, que atendem a 300 matrículas de alunos de graduação e 130 de alunos de mestrado e doutorado por semestre letivo, bem como as salas de 75% dos docentes do Departamento. Trata-se de uma reforma com o único objetivo de substituir o sistema de ventilação de ar, com previsão inicial de duração de três meses.
Após 19 meses do início da obra e quatro anos desde o início de seu projeto, as condições atuais do subsolo são piores do que antes da reforma, pois não há, nos biotérios, nas salas de coleta e nas salas de trabalho dos docentes nenhum sistema de ventilação natural ou artificial.
Em consequência desse transtorno:
(1) diversas pesquisas de docentes do PPB, com e sem financiamento formal, não estão sendo realizadas;
(2) as aulas práticas que ocorrem nesses locais estão sendo substituídas por outras atividades que não correspondem em conteúdo e eficácia às práticas planejadas para ocorrer nos laboratórios, com conteúdo insuficiente à formação básica de futuros psicólogos;
(3) os projetos de alunos de mestrado e doutorado não estão sendo desenvolvidos, levando muitos alunos a perderem os prazos de seus cursos ou pedirem prorrogação;
(4) em função da suspensão das pesquisas, a produção científica dos docentes e discentes do PPB diminuiu;
(5) em função da redução na produção, a avaliação do Programa de Pós-graduação do PPB teve seu conceito diminuído;
(6) em função da diminuição do conceito o programa terá prejuízos financeiros e no número de bolsas de pós-graduação;
(7) 75% dos docentes estão sem gabinete para trabalhar em ambiente salubre e alguns estão ocupando suas salas em condições insalubres, com prejuízos potenciais à sua saúde pessoal e de outras pessoas que frequentam tais ambientes;
(8) os servidores que trabalham nesses locais estão com suas atividades fins suspensas, mas continuam recebendo seus salários;
(9) equipamentos adquiridos para modernizar o laboratório estão envelhecendo e estragando nas caixas, sem uso; e
(10) o fechamento de laboratórios por tão longo período desmontou grupos de pesquisa e linhas de pesquisa construídas nas últimas décadas.
O Departamento e o Instituto de Psicologia têm apelado para todos os possíveis responsáveis, como Prefeitura da UnB, CME, CEPLAN, Decanato de Pesquisa e Pós-graduação, Vice-reitoria, sem cansaço, através de muitos telefonemas, mensagens eletrônicas, memorandos, reuniões e audiências, mas até o momento não existe qualquer previsão concreta de solução e término da obra. Iniciamos esta semana um movimento de conscientização do IP sobre os danos que esta demora está causando ao curso de Psicologia, para seremos ouvidos com a devida atenção e urgência que o caso requer.
Precisamos de ações URGENTES.
Cansamos de promessas! Nossos alunos de graduação e pós-graduação merecem a formação de qualidade que a UnB e o Reuni dizem ter como missão. Docentes e funcionários precisam dos seus espaços de trabalho e de pesquisa.Contamos com seu apoio.”

O assunto já deu uma rodada em alguns telejornais locais, mas é preciso MUITO mais barulho. Aqui, links para as notícias que saíram hoje:

http://g1.globo.com/videos/distrito-federal/v/alunos-da-unb-reclamam-da-falta-de-laboratorios/1523429/#/DFTV1/page/1

http://recordbrasilia.com/signet/site/videos/visualizar/551

E, para provar que a galera por lá está mesmo absolutamente desesperada, um vídeo-protesto com a paródia da música-chiclete “Oração”. Só tando muito no aqüenda pra cantar qualquer coisa parecida com aquele verme-de-ouvido, mas até que ficou bunitinhu


Discussão - 5 comentários

  1. Kellen Lima disse:

    Parabéns pela escrita. Realmente essa foi uma medida tomada por alunos que mais do que qualquer outra coisa estão cansados do descaso com a nossa ciência.

  2. Juninho disse:

    Alguma sugestão do que eu, no Rio Grande do Norte, posso fazer pra ajudar os alunos de psicologia da UnB? Porque eu acho que só ficar revoltado ou xingar no twitter são coisas risíveis. E eu não tenho um blog de grande circulação, fica a dica.

  3. Ana Arantes disse:

    @Juninho, se você é estudante de graduação ou pós, pode mostrar os vídeos aos seus colegas e espalhar o assunto. Podem, junto ao CA/DA fazer uma moção de apoio ao PPB e mandar para a imprensa. Podem mandar email para seus deputados. Podem entrar em contato com os alunos e professores da Psicologia da UnB, é fácil achá-los pela internet...

  4. Maria de Jesus Dutra dos Reis disse:

    Ana,
    Muito bem colocado e oportuno. A UnB tem um Curso de Psicologia com mais de 40 anos; formando e contribuindo para o conhecimento neste País. Eu tive o privilégio de ser formada por esta instituição singular e cresci, em todos os sentidos, por estes corredores agora "desmontados" pelo descaso. Entretanto, isto não afeta somente a UnB. Isto é o quadro do descaso geral com as condições das universidades pelo Brasil afora.

  5. Simone silva disse:

    Estou espalhando via facebook. Serei em breve aluna especial do programa, até a seleção em novembro.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.