O Mundo Assombrado por Demônios

O Mundo Assombrado por Demônios – A Ciência Vista Como uma Vela no Escuro (Carl Sagan).
Ainda não conheci ninguém que não tenha expressado interesse no livro após ler o título. No entanto, não posso dizer o mesmo quanto ao subtítulo – o que reflete justamente um dos temas mais discutidos por ele: a fascinação das pessoas em geral acerca das pseudociências e outras crenças fantásticas.
Entre os demônios aos quais o livro se refere estão cientistas charlatões, crenças como abduções alienígenas e viagens espirituais fora do corpo, a face em Marte como sinal de vida inteligente, marcas em plantações feitas por extraterrestres e até mesmo a Psicanálise e muitos outros. Mas o que mais fica evidente nos 25 capítulos do livro é a grande preocupação de Sagan em divulgar a importância de se ter uma visão parcimoniosa e cética dos fatos que chegam aos nossos ouvidos, não só quando se está trabalhando com ciência, mas também no dia a dia. O fato de se explicar algo cientificamente não necessariamente vai “tirar a graça” daquilo, pelo contrário, levanta mais questões a serem refletidas e respondidas.
E o que isso tem a ver com psicologia? Como foi dito, Sagan não hesita em chamar a Psicanálise de pseudociência, mas ao ler o capítulo dedicado à terapia, percebe-se que a crítica se aplica também à outras áreas da psicologia. Sagan critica a credibilidade de casos em que “lembranças” esquecidas vêm a tona de repente, pois podem ser de fácil indução por terapeutas, ou simplesmente inventadas.
Em um capítulo sobre alucinações ele levanta uma questão que muitos psicólogos já conhecem: até que ponto alucinar pode ser considerado um comportamento anormal? E pelo que percebi dividimos o mesmo ponto de vista: que alucinar é completamente normal e é facilmente influenciado por estímulos do ambiente.
De um modo geral, Sagan fala muito sobre visitas e abduções alienígenas, o que é compreensível visto que este é um dos demônios que mais assombram a astronomia – seu campo de trabalho. A nós, psicólogos, cabe refletir sobre quais são os demônios que precisam ser exorcisados.
Edição de bolso atualmente disponível na Saraiva. O meu foi “herdado” do meu pai! 😉

Discussão - 2 comentários

  1. Jivago Medeiros disse:

    Texto muito bom,
    excelente a analogia das idéias expostas por de Sagan no livro com a psicologia.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM