O relógio causa as horas?

“Quem joga o futebol? O cérebro? As pernas? Os pés ‘jogam’ futebol? Os impulsos nervosos? A serotonina joga futebol? Alguma outra parte ou processo interno do corpo? De alguma forma essas partes ou processos fazem com que joguemos futebol? Iniciam o jogar? Não! Jogamos o futebol tal qual o jogamos porque, por nossa filogênese, temos essas partes e elas estabelecem as bases físicas (e daí bases fisiológicas) para que esse comportamento seja possível. Jogamos com elas, mas não porque elas ‘queiram’; não são elas que jogam. É o organismo como um todo” (Starling, 2000, p. 12).
STARLING, R. R. . A interface comportamento/ neurofisiologia numa perspectiva behaviorista radical : o relógio cusa as horas ? . In: Kerbauy, R.R.. (Org.). Sobre comportamento e cognição. Santo André: SET, 2000, v. 5, p. 3-15.
“Uma ciência do sistema nervoso baseada na observação direta, e não na inferência, finalmente descreverá os estados e os eventos neurais que precedem formas de comportamento. Conheceremos as exatas condições neurológicas que precedem, por exemplo, a resposta ‘Não, obrigado’. Verificar-se-á que estes eventos são precedidos por outros eventos neurológicos, e estes, por sua vez, de outros. Esta seqüência levar-nos-á de volta a eventos fora do sistema nervoso e, finalmente, para fora do organismo” (Skinner, 1953/1994, p. 39).
Skinner, B. F. (1994). Ciência e comportamento humano (J. C. Todorov & R. Azzi, trads.). São Paulo: Martins Fontes (Obra publicada originalmente em 1953).

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM