Por que as aranhas enfeitam as suas teias?

Li no blog Brontossauros em Meu Jardim sobre esta aranha australiana que desenha uma grossa cruz de seda em suas teias. Me intrigou logo o segundo parágrafo onde diz: “qual seria a sua função?“.
Acho que esta é a pergunta fundamental de todo psicólogo. A todo momento entramos em contato com pessoas se comportando e em determinados contextos, como na clínica, nos deparamos com alguns muito estranhos e logo nos vem a mesma pergunta: “qual seria a sua função?”.
No caso da aranha, hipóteses foram levantadas e uma série de experimentos foram feitos e descobriu-se que estas cruzes atraem mais insetos à teia. Na psicologia, hipóteses são levantadas mas nem todos buscam a comprovação científica. Enquanto alguns psicólogos estão nos laboratórios buscando a melhor compreensão dos comportamentos que existem em nossos repertórios, muitos outros simplesmente aceitam dizer que “o ser humano é muito mais do que se pode estudar cientificamente“.
Pior ainda, na minha opinião, é querer buscar explicações nos lugares errados… por exemplo, codificaram o genoma humano e não encontraram o gene da homossexualidade, agora estão falando que os cérebros dos homossexuais são diferentes dos dos heteros. Com certeza o cérebro de um matemático é diferente do de um psicólogo mas isso não explica a sua preferência profissional. No entanto, identificar a função da homossexualidade no repertório da pessoa em questão não é uma tarefa impossível, além de que nos leva a um passo além na predição e controle.

1. barbara disse:

Eu querO saber se ela tem venenO ?? pq tem uma nO meu jardim …

2. cristina maria disse:

ola….
    Felipe gostaria de saber mais sobre essa aranha vc tem mais info. sobre ela ?
    outra pergunta como vc e psicologo.
    Tenho uma filha de 4 anos e ela ranche muito os dentes anoite levei no dentista e ela falou que deveria procurar um psicologo o que vc acha ?
    Agradeco desde ja

3. Felipe Epaminondas disse:

Não tenho mais informaçções sobre essa aranha, mas aqui no scienceblogs estão vários biólogos, quem sabe algum deles pode te ajudar?
    Quanto a sua filha, se essse ranger tem alguma origem psicológica, o psicólogo ajudaria a identificar o que está levando ela a emitir esse comportamento, assim como auxiliar no tratamento, é o máximo que posso dizer sem conhecê-la!