Aqui ter Dragões: Introdução ao Pensamento Crítico

Brian Dunning é o autor do site Skeptoid, dedicado à divulgação do pensamento crítico, combatendo assim as idéias pseudocientíficas que costumam aparecer em nosso cotidiano, como a face em Marte como sinal da existência de uma civilização antiga, abduções alienígenas e caçadores de fantasmas.
Recentemente foi publicado pelo autor um vídeo de 40 minutos destinado ao público geral entitulado “Here Be Dragons: An Introduction to Critical Thinking” (Aqui Ter Dragões: Uma Introdução ao Pensamento Crítico), ensinando como reconhecer e entender os perigos da pseudociência, além de como apreciar os benefícios do verdadeiro conhecimento científico.
Achei bem interessante, e ele cita alguns assuntos comuns em algumas psicologias como energias internas do corpo. No final ele ainda faz referência ao grande Carl Sagan e seu livro O Mundo Assombrado por Demônios.
Mais legal ainda seria ter este vídeo legendado em português, alguém se disponibiliza a me ajudar na tradução?

Link original: http://herebedragonsmovie.com/.

Discussão - 8 comentários

  1. Jivago disse:

    Gostei da idéia do vídeo, parece ser bem interessante, mas o fato de não ter legendas em português é para mim um grande empecilho.
    Mas gostei da dica, espero que breve alguém o ajude a legendá-lo,

  2. Ragnarok disse:

    Realmente um filme muito bom, apesar do Brian Dunning não ser um apresentador muito bom ( no podcast ele é legal, mas em vídeo falta alguma coisa..).

  3. Opa, que legal!
    Se possível envie para o http://www.Legendas.tv também!

  4. Rafael T.m disse:

    Pow Felipe, sempre que precisar de ajuda para traduzir algo do inglÊs, em matéria de ciÊncia, pensamento crítico, cético, e assuntos correlatos… me chama que eu venho na hora.
    Abração e sucesso aí pra ti.

  5. Anônimo disse:

    Felipe,
    o legendas.tv requer registro para fazer upload. Se vc tiver login, pode fazer o upload baixando o arquivo de legendas SRT do link que te passei.
    Vale lembrar que o pessoal do Here Be Dragons é bem acessível. Logo que foi lançado, pedi que eles disponibilizassem uma transcrição para pessoas de outras líguas fazerem legendas e eles me mandaram o script no mesmo dia. Infelizmente, a preguiça em cortar a tradução e sincronizar o vídeo foi muito grande e só diponibilizei agora com a divulgação oficial das legendas em inglês. De qualquer forma, o contato da produção me falou que estavam trabalhando em legendas em espanhol, português e francês, o que contribuiu com minha preguiça. 😉

  6. Anônimo disse:

    A propósito, este foi o único site brasileiro que surgiu no Google citando o documentário, por isso postei o aviso das legendas aqui. Mas o ideal é divulgar para outros grupos, principalmente entre as pessoas que tenham dificuldades com inglês.

  7. thiago disse:

    eu quero ser dos dragoes do enferno ematar todos

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM