Desafios psicológicos no espaço

Eu sempre quis ir ao espaço, mas pra que enviariam um psicólogo ao espaço? Bom, de acordo com o Universe Today, eu já tenho uma desculpa para isso!
O fator psicológico dos astronautas é de grande preocupação atualmente para a NASA, principalmente quando se pensa em viagens de longa duração à Lua e Marte. A grande preocupação é a possibilidade de depressão e conflitos interpessoais. Em outro planeta, se ocorre algum desentendimento entre você e seu colega, não há como excluí-lo de sua vida. Se sentir saudades, não dá para voltar para casa. Em caso de acidentes, não existem serviços de emergência.
Um estudo já está sendo feito na Terra em que voluntários passam vários dias isolados do resto do mundo realizando tarefas, com o objetivo de encontrar os principais desafios psicológicos do isolamento e maneiras de superá-los. Desafio que pode ser comparado aos grandes navegadores deixando seus continentes pela primeira vez.
Mas nem tudo são tragédias: ao passar muito tempo no espaço ou andando pela Lua, alguns astronautas (ex. Russel Schweikart, Apollo 9; Edgar Mitchell, Apollo 14) relataram uma sensação de euforia e uma espécie de “conexão cósmica” com o universo. Um estado semelhante ao de monges budistas (ou algumas pessoas sobre efeito de LSD?). Será efeito da falta de gravidade no cérebro? Ou resultado de experiências tão diferentes?

Discussão - 6 comentários

  1. Igor Santos disse:

    Me lembrou o sujeito que passou um fim-de-semana preso num elevador.
    Loucura total!

  2. Rafael T.m disse:

    “Um estado semelhante ao de monges budistas (ou algumas pessoas sobre efeito de LSD?)”
    HAhahea… adorei.
    Abraços, bom post!!!
    Vamos juntar um pessoal pra te levar ao espaço.

  3. rnam disse:

    Mas já existe muito deste tipo de preocupação com alguns tipos de profissão, não?
    Um parente meu é oficial da marinha e trabalha em submanrino, que é muito proximo do espaço: apertado, nao tem como voltar a hora que quer, convivencia forçada… E mesmo com os testes psicológicos alguns aprovados acabam tendo surtos a bordo.

  4. Carlos Hotta disse:

    Isso já é tema de meia dúzia de thrillers de Ficção Científica!

  5. Verdade, ia citar um conto do Asimov em que os humanos que vivem em marte voam até Saturno, mas os que ainda viviam na Terra não conseguiam permanecer mais de alguns meses no espaço devido ao “home sickness”, acabei me esquecendo! Falei disso em um dos meus primeiros posts: http://lablogatorios.com.br/cienciaepsicologia/2008/05/19/ciencia-e-psicologia-fato-real-ou-ficcao-cientifica/

  6. São muitas as profissões em que o psicólogo está presente para garantir um melhor ajustamento do profissional. Engraçado, nunca tinha pensado na situação dos submarinos, interessante!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM