Parabéns aos biólogos e psicólogos!

Dia 27 de agosto foi o dia do psicólogo e eu nem comentei nada por aqui (passei o dia preso em um ônibus a caminho de Campinas-SP), mas hoje é dia do biólogo e vou aproveitar essa oportunidade para fazer um interessante comentário:
B. F. Skinner criou a Análise do Comportamento quando em 1938 em seu livro “The Behavior of Organisms” (O Comportamento dos Organismos) ele começou a descrever as leis que governam, adivinhe, o comportamento dos organismos!
Curiosamente, psicologia não foi sua primeira escolha, Skinner se graduou primeiro em letras, mas sem sucesso na área, tentou em seguida a psicologia. Após fundar e muito escrever sobre a Análise do Comportamento e o Behaviorismo Radical, quebrando os moldes da psicologia tradicional, Skinner ainda chegou a afirmar que sua ciência tinha mais a ver com a biologia do que com a psicologia. A seguir o trecho de uma entrevista em que ele afirma isso:

“Quatro questões em quatro minutos” – retirado de: JEAB and JABA Audio Links
1. O que é a Análise Experimental do Comportamento? Você acha que é psicologia, é apenas uma parte da psicologia, mais que a psicologia ou é a psicologia?
R: Eu acho que é parte da biologia! Eu vejo o organismo humano como nada mais que um organismo, e o que ele faz é apenas o comportamento e isso é tudo. A ‘psiquê’ da psicologia é irrelevante hoje em dia, no entanto, a psicologia como uma profissão já caminhou bastante (…) acho que pode ser uma ciência independente que faz parte da biologia.

Infelizmente tive dificuldade em traduzir as outras três questões devido à qualidade da gravação, achei melhor nem o fazer do que deixar um texto quebrado pela metade, mas pelo menos a parte que eu queria eu consegui!
Enfim, não me importa se a Análise do Comportamento é uma psicologia ou parte da biologia, contanto que continuemos produzindo conhecimento científico assim como os biólogos e os cientistas de outras áreas! E viva nós cientistas!