Aprendizagem operante e treino de cães

Mostrei recentemente o vídeo de uma criança birrenta e o usei para explicar como se dá a aprendizagem de comportamentos operantes: ele começa mais ou menos aleatório e a medida que se consegue um estímulo reforçador, essa aleatoriedade vai diminuindo, tornando o comportamento cada vez mais específico. A tendência de qualquer organismo é repetir comportamentos que lhe foram úteis no passado. Desta maneira, não vamos à geladeira porque sentimos sede, mas sim porque em outras situações em que experienciamos a sede, fomos reforçados ao ir à geladeira buscar um copo d’água. O controle está na história passada do indivíduo!
Encontrei este vídeo no YouTube, onde a dona ensina sua cadela a baixar a cabeça (to bow) usando pedaços de comida como reforçador:

O som do clique é apresentado junto à comida para que haja uma “associação” entre reforçamento e o som, de maneira que o dono não precise sempre dizer “muito bem“, o som já adquire o mesmo papel (associação não é um termo feliz para descrever este fenômeno mas o usei para deixar as coisas mais simples).
Encontrei esse vídeo graças à claudiajotta, que também postou um vídeo interessante sobre o assunto no Youtube.

Discussão - 2 comentários

  1. cretinas disse:

    Daniel Dennett tem uma hierarquia de níveis de inteligência meio que baseado nisso… ela começa, SNME, com “criaturas darwinianas” (que morrem quando erram) “skinnerianas” (que têm reforço negativo quando erram) e “popperianas” (que são capazes de imaginar que a ação X, que nunca experimentaram diretamente, vai dar merda)

  2. Não conheço este autor, darei uma olhada. O problema de hierarquias de inteligência é que não há como medir diretamente a imaginação ou a inteligência. Medimos a mesma através dos comportamentos públicos que observamos, daí a coisa fica meio subjetiva. Valeu a dica, vou ler o autor e quem sabe comentar no blog! 🙂

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