O Transtorno de Ansiedade Generalizada

Sabe quando você está atravessando a rua e de repente alguém dá uma buzinada tão intensa que seu coração dispara, você dá um pulo e corre primeiro pra depois olhar o que era? Ou quando um cachorro te persegue e você descobre que consegue correr muito mais rápido do que imaginava? Ou mesmo aquela sensação ruim ao receber uma notícia muito chocante ou assustadora.
Todos estes eventos costumam eliciar em nós as respostas automáticas de luta ou fuga chamadas de ansiedade, algumas delas são: coração acelerado, suor, palpitação, tremores e em casos mais extremos até falta de ar, tontura e sensação de desmaio.
Agora imagine ter essas sensações não só nestes eventos específicos, mas de manhã, no trabalho, em casa, frente a outras pessoas, na faculdade e até em casa, sozinho, antes de dormir. Essa ansiedade começa a prejudicar sua atenção, a te deixar cada vez mais fatigado e impaciente, corrompendo os vários aspectos da sua vida: social, profissional, amoroso, etc.
Assim é o Transtorno de Ansiedade Generalizada! Quem mora em Goiânia poderá saber mais sobre o assunto comparecendo amanhã às 7:20 na área IV da Universidade Católica de Goiás, onde falarei sobre o assunto em uma mesa-redonda para estudantes do curso de psicologia. Está feito o convite!
VIII Jornada de Produção Científica do Curso de Psicologia da UCG
15 a 19 de setembro de 2008
17/Setembro – Auditório da Área IV
Mesa-Redonda 7 – Clínica Comportamental
Coordenador: Profº. Doutorando Flávio da S. Borges
7:20 – Bulimia: Correlação da auto-estima e preocupação excessiva com a forma e peso – Iran J. S. Oliveira – Profª Ms. Gina Nolêto Bueno
7:40 – Rupturas no relacionamento terapêutico: Uma releitura Analítico-Funcional – Alysson Assunção – Profº. Dr. Luc Vandenberghe
8:00 – Aprendizagem de habilidades sociais e controle de ansiedade – Thaissa N.R. Pontes – Profº Doutorando Antonio Carlos Godinho
8:20 – Enurese Noturna: Quando urinar se torna um problema – Adriana Perim Maciel – Profº Doutorando Flávio da S. Borges
9:00 – Análise Funcional e o Transtorno de Ansiedade Generalizada – Felipe R. Epaminondas – Profª Drª. Ilma A. Goulart de Sousa Britto
9:20 – Discussão

Discussão - 19 comentários

  1. Igor Santos disse:

    Putz!
    Queria ir, estou precisando de informações sobre EXATAMENTE esse assunto…

  2. Pô Labrother, precisando de informações, referências, etc só falar comigo, ansiedade generalizada foi meu tema de artigo de conclusão da graduação!

  3. leyslana disse:

    oie…
    muito bacana foi a sua apresentação lá na Católica…
    Eu sou a gatora que fez a pergunta sobre a família do cidadão…
    ow….aquela pergunta quase que não saiu…porque é até irônico, mas tenho sintomas acentuados de ansiedade como o sujeito da sua apresentação, mas não tão extremos ! 😀
    Muito obrigada pela compreensão da resposta…e você foi um dos melhores palestrantes, de acordo com meu grupo de amigas, você não fala nem lendo demais e tbm nem preocupado , ótimo !!!
    bom, até a próxima palestra…
    ps. você parece muito novo ´para uma pessoa que já se graduou 😀

  4. Hehe que bom que você teve coragem de perguntar! Ver a audiência nos fazer perguntas é extremamente reforçador!
    Obrigado pelo elogio e também pela visita ao blog! Mas que eu estava preocupado lá em cima, ah eu estava!!! hehehe que bom que não pareceu! 😀

  5. Cristiano Dalbem disse:

    me interessei muito nisso aí agora que li, pq na realidade nunca tinha ouvido falar.
    e gostei de ler. não sou estudante de psicologia nem nada, mas sempre tive a impressão de que o mundo inteira passa por um “transtorno de ansiedade”, generalizada no sentido de que todos o tem em um certo nível. parece que é algo que ficou implícito na nova cultura tecnológica.
    enfim, que tipo de material tu me recomenda pra eu saber mais sobre esse assunto? algo, por exemplo, que me dê informações suficientes, ou pelo menos motivação, pra começar a combatê-lo tanto na esfera pessoal quanto das pessoas com que convivo.
    obrigado pela atenção, e parabéns pelo ótimo blog! um dos meus preferidos de todo grupo do lablogatorios.

  6. Isis disse:

    Parabéns pela palestra! Infelizmente, não pude ir…

  7. Muito obrigado pelos comentários positivos! 🙂
    Fontes de ansiedade estão em todo lugar, e podem facilmente se tornar um stress cotidiano – o que apesar de muito comum não é nada saudável.
    Um livro sobre o assunto e de linguagem acessível que não li, mas me foi recomendado é o “O Stress Está Dentro de Voce” da autora Marilda Novaes Lipp.

  8. LILI disse:

    TENHO ANSIEDADE GENERALIZADA. ME TRATO DESDE 18 DE OUTUBRO DE 2007 COM PSICOTERAPIA SEMANAL E REMEDIO. TOMO REMERON 30MG E FRONTAL DE 0,25( TOMO APENAS 1 COMP E MEIO POR DIA). FACO 3 X POR SEMANA GINASTICA, TRABALHO UM TURNO , saiu e VIAJO ESPORADICAMENTE. GOSTARIA DE SABER POR QTO TEMPO DEVO TOMAR ESSE REMERON? E SE ANSIEDADE TEM CURA??? SE VOU VOLTAR A SER UMA PESSOA NORMAL QDO PARA DE TOMAR ESSE REMEDIO???

  9. alenilson disse:

    A minha tem depressao e transtorno de ansiedade generalizada, ela toma um anafranil de 25mg pela manha e noite 20 gota de revitril pela manha e noite, um caborlitio de 300 mg pela manha e noite e um bipirideno pela manha e noite. A minha mae tem 59 anos ela vai fazer 60 ano neste ano, ela tem sofrido com as seguintes reações nervosismo, canceira, ela tem perda de memoria. ela tem sofrido a 10 Anos e teve dois AVC, com o usos de remedio controlado ela adquiriu mal de parkinson. eu nao sei oque fazer ela e tratyada por uma psiquiatra e por neurologista, preciso de ajuda

  10. alenilson disse:

    A minha tem depressao e transtorno de ansiedade generalizada, ela toma um anafranil de 25mg pela manha e noite 20 gota de revitril pela manha e noite, um caborbolitio de 300 mg pela manha e noite e um bipirideno pela manha e noite. A minha mae tem 59 anos ela vai fazer 60 ano neste mes, ela tem sofrido com as seguints reações nervosismo, canceira, ela tem perda de memoria. ela tem sofrido a 10 Anos e teve dois AVC, com o usos de remedio controlado ela adquiriu mal de parkinson. eu nao sei oque fazer ela e tratyada por uma psiquiatra e por neurologista, preciso de ajuda http://alenilsondeusoliveira.blogspot.com/?zx=e15cbc22bfb18a22

    • luciana disse:

      Primeiro o parkisonismo pode ser causado pelo efeito das medicações e pelo que eu vejo sua mãe toma medicação demais,isto causa danos aos rins e principalmente ao fígado reveja essas medicações com um bom psiquiatra porque remédio demais em vez de ajudar atrofia o cérebro e causa demencia dependendo do caso.diminua primeiro o rivotril passe pela metade o da manhã pois este causa perda de memória..e lítio pode causar danos irreversíveis aos rins mude esse remédio faça uma consulta com um psiquiatra de preferencia que seja com especialidade em geriatria..

  11. jonatas282805 disse:

    bom eu sofro da maldita tag a mais ou menos 1 ano ja tive axfiscia ,tremor ,nausea, sobresalto ,tontura, vomito, emagrecimento , medo , caimbra total a ponto de não consiguir mexer um dos menbros hoje tomo venlafaxin e estou melhor hoje …….apenas sinto um enjooa chato mais acho q é do calor de mato grosso .

  12. apravadelle disse:

    Boa tarde, acredito estar sofrendo de ansiedade.
    Acredito ser generalizada também, porque só diz respeito a um tipo de assunto.Meu amor do passado que nunca acabou por uma pessoa.Fazem 3 meses que a vi, dai pra cá acredito estar ficando meio maluca.Como faço para acalmar este sofrimento?
    Podem me ajudar identificando se é ouo não ansiedade?
    Vou pirar se não achar uma resposta urgente.

  13. eliene disse:

    gostarai de saber e esses sintomas que vou falar faz parte dessa doença transtorno de ansiedade generalizada sinto na cabeça na parte da nuca um derramamento de areia e paresse que meu celebro ta inchado e suo muito me responda urgente

  14. Bruna disse:

    Boa Noite ! Bem Venho Sentindo esses sintomas ms ou menos 4 meses ja fui ao clinico geral fiz o hemograma completo e nao tinha nda , fui ao cardiologista e nda tbm . Entao fui encaminhada a uma psicologa , então ela me disse q eu estava com Ansiedade Generalizada .
    todos os dias venhos sentindo (dor no peito , falta de ar ,tontura,parece q vou desmaiar tremores ) eu nao aguento mas viver assim , tenho apemas 19 anos quero minha vida de volta, Agora so DEUS Para me ajudar

  15. rejane disse:

    oi bruna como voce mesma falou so deus pode ti ajuda ja qui voce ja foi au medico da terra clame au medico dos medico fique com deus

  16. Fernanda disse:

    Oi Felipe
    Talvez vç possa me ajudar, eu sou fisioterapeuta e estou fazendo TCC para minha especialização em acupuntura e preciso de um teste, ou melhor perguntas para que possa avaliar a ansiedade dos meus pacientes pré e pós tratamento com auriculoterapia.
    já agradeço antecipadamente
    Fernanda

  17. Cecília disse:

    Oie Felipe,eu vi que vc disse que esse foi seu tema de TCC….não vi mais respostas suas emr elações aos outros comentários mas espero que me responda. Tem quase 10 anos que sofre de TAG,to com 28 anos agora,e me enconto com minha vida totalmente estacionada,enfim,o que você recomenda, tratamento com um neurologista ou psiquiatra,porque venho pesquisando mais sobre isso e sei q ocorre uma diminuição da serotonina,coisa que o psiquiatra acaba não diagnosticando pois o mesmo não passa exames quando os procuramos,pergunto isso porque já troquei de medicos e medicamentos sem nenhum resultado muito eficaz.

    • luciana disse:

      Todo o medicamento psiquiátrico mexe com a parte química do cérebro e em muitos casos causam danos irreversíveis,principalmente os antipsicóticos e ansiolíticos que ao longo tempo causam perda de memória e podem causar a morte de neuronios causando demência.Deve se tomar muito cuidado ao escolher um anti depressivo para fazer uso contínuo pois são drogas e como toda droga modifica a química no cérebro.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM