Perfis no Facebook podem ser usados para detectar narcisismo

Descobrimos que pessoas narcisistas usam o Facebook se auto-promovendo, podendo ser identificado por outros” disse Laura Buffardi, doutora em psicologia co-autora da pesquisa com o professor W. Keith Campbell.
Na pesquisa, deram questionários a 130 usuários, analisaram o conteúdo dos perfis e pediram a sujeitos para avaliar as páginas e relatar o nível de impressão de narcisismo do usuário. Os resultados encontrados indicaram que a quantidade de amigos e mensagens na página principal estão correlacionadas com o narcisismo – o que a autora diz ser consistente com o mundo real, em que estas pessoas tendem a ter muitos relacionamentos, em sua maioria superficiais.
Achei super legal a idéia dos autores! Hoje em dia é até esquisito alguém dizer que não tem Orkut ou MSN, estas redes sociais cresceram tanto que já tomam conta das vidas de muitas pessoas (como a minha). O Orkut no Brasil é de longe mais popular que o Facebook e já foi responsável por muitas novas amizades, discussões, encontros (e desencontros) amorosos e por aí em diante. Conhecer um pouco mais sobre os indicadores dos traços de personalidade das pessoas baseados nas informações do perfil é algo que muita gente que conheço gostaria de fazer!
O estudo citado não é tão aprofundado, não é feito no Orkut e nem mesmo com sujeitos brasileiros. Mas a idéia é interessante e os resultados sem dúvida já servem como fontes de inspiração para novas pesquisas!
Vi no ScienceDaily.

Discussão - 9 comentários

  1. Claudia Chow disse:

    Felipe, uma pesquisa recente da MTV sobre os jovens brasileiros já mostra q na balada eles nao pedem mais o telefone, mas perguntam se a pessoa tem orkut! Veja só a mudança de comportamento!

  2. Paula disse:

    Que medo!
    Vou me orkuticidar!!!! Vc acha, começar a ser analisada psicologicamente só por conta dos meus textos, das minhas comunidades, das minhas fotos? Me senti “invadida”!

  3. João Carlos disse:

    Um comentário mais contundente sobre narcisismo implícito está no trecho do artigo que diz: “Some researchers in the past have found that personal Web pages are more popular among narcissists,(…)”
    No meio dos olhos dos blogueiros, né?!… 👿

  4. aauhauh nem tanto, acho que é mais para os blogs sobre a vida pessoal do blogueiro… (e o twitter? ahuah)

  5. Hauha, já me incluí nessa amostra! 😀

  6. Felipe, adorei seu blog.
    Vou linkar com o meu tb.

  7. Abelardo disse:

    Considerei ofensiva esta matéria. Todos os meus 700 amigos no Orkut são amigos de verdade e sempre me mandam parabéns no meu aniversário.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM