Que disciplina é essa?
Dê uma olhada nessa foto que tirei semana passada ao fim de uma aula:
O assunto era:
(a) Matemática
(b) Física
(c) Química
Quem vê esse quadro chuta qualquer coisa, menos psicologia.
Mas a psicologia comportamental trabalha o tempo todo com relações funcionais entre eventos e probabilidades de ocorrência de comportamentos, então é comum aparecerem termos (e funções) emprestadas da matemática e até da física. Quem não conhece até se assusta, mas na verdade ainda estamos um pouco longe de prever exatamente probabilidades de comportamentos humanos complexos como nos livros de ficção científica (só espero que não por muito tempo!).
Discussão - 3 comentários
Hehehe.
Cuidado pra não ´virar´ uma numerologia. [que maldade!]
Gostei do 4=4 !
🙂
putz! e bota maldade nisso!!! ahuhuahua
Realmente eu não acertaria no “chutômetro”… Mas, pensando bem, toda a Teoria dos Jogos é um tratamento matemático de questões de interações entre pessoas.
O problema em criar um “psico-história” a la Asimov é exatamente o que ele próprio se deu conta: você precisa de um modelo maior do que o objeto estudado para poder estudar as interações (e mesmo a física anda bem longe disso…)
Mas até a piadinha sobre numerologia tem que ser levada em conta, se você estiver estudando uma sociedade onde as superstições e o misticismo sejam fortes (vide o recente exemplo do China marcar o início das Olimpíadas para 8/8/08).