Aprenda a se comportar, menino!

Daí o menino, que adora dar trabalho pra mãe, decide que quer ficar assistindo tv ao invés de fazer a tarefa de casa, e ela vira pra ele e fala:
“Você só vai ver televisão se fizer a tarefa!”
Muito provavelmente ele não vai gostar de ouvir isso, e vai chateado pro quarto fazer a tarefa. Outra maneira da mãe responder seria:
Depois que você fizer sua tarefa você poderá ver televisão.”
Parece a mesma coisa, mas será que é?
Na verdade, a primeira frase é uma coerção verbal: a mãe não permite o pobre garoto ver televisão e o deixa sem outra escolha, além disso, ele vai fazer a tarefa somente por obrigação e provavelmente sob efeito de um estado emocional negativo, o que não é nada bom. Já na segunda situação, a mãe não dá uma ordem explícita, mas sim especifica a condição necessária para o garoto obter o que ele deseja (ver televisão). Neste caso, a responsabilidade é do garoto e ele tem o poder de decidir se vai ou não se engajar na tarefa necessária para conseguir o que quer.
As duas frases são muito semelhantes fisicamente, mas uma análise cuidadosa mostra que passam mensagens bem diferentes! E você, já parou pra pensar em como se comunica com os outros?

Discussão - 3 comentários

1. Isis disse:

Esse conceito faz todo o sentido. Li várias pesquisas afirmando que o jeito que você impõe, principalmente para as crianças, interfere diretamente na personalidade delas.

2. glau disse:

eu sempre falo pro meu marido:
    vc se dedica tanto a esse carro,podia ser assim nas atividades domesticas soh as vezes pra variar um pouco!
    axo q n ta certo, ta?
    auahuahe

3. Certo ou errado depende das consequências do modo como você fala, tá dando certo ou não?! heheh Se não, o jeito é buscar outra solução!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato

ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM