Sobre pesquisa em psicologia

Uma vez eu falei pra alguém algo do tipo “não adianta só falar com a criança, se você quer que ela aprenda algo novo é melhor usar um incentivo, sejam elogios, pontos, brinquedos ou doces” e logo recebi um “sério? você fez 5 anos de faculdade pra aprender isso? grande coisa“.
Assim como uma certa jornalista que criou polêmica entre a comunidade científica, essa minha amiga não pensou a longo prazo, nas aplicações do tal conhecimento.
Por exemplo, com essa idéia cabe ao pesquisador descobrir quais incentivos são mais eficazes, em que quantidade, com que frequência, em que intervalos, além de testar as aplicações em diferentes situações, até que um dia se tenha um plano extremamente eficaz, cientificamente provado, otimizado para cada situação de ensino.
À primeira vista dizer “a criança aprende melhor com incentivos” pode até parecer óbvio e besta, mas besta mesmo é uma jornalista achar que a ciência se resume a isso. Acabou se queimando pro resto do país.
Leia a reportagem original aqui.
E a repercussão dela no Scienceblogs: no 42, 100nexos, Brontossauros, Ecce Medicus, n-Dimensional, Rainha Vermelha, e Rastro de Carbono,

Discussão - 4 comentários

  1. Gleiton disse:

    Acabo de ler a reportagem, deu a entender que esta repórter não teve qualquer estudo aprofundado na própria faculdade sobre conhecimento científico, nem sobre os benefícios trazidos através deste conhecimento e erros não cometidos pois haviam estudos anteriores realizados.
    Realmente esta repórter foi infeliz no comentário sem contar sobre conclusões mentalistas e simplistas sobre as aplicações destas pesquisas no cotidiano.

  2. Pois é, como alguns disseram, “ela não deve ter lido nem os abstracts das pesquisas que citou”.

  3. Aninha Arantes disse:

    Será que essa cidadã não tem a mínima noção de que prestou um enoooorme desserviço (uia! precisei recorrer ao Aurélio pra escrever essa palavra!) para a educação científica nesse pobre-pobre-pobre-de-marré-de-si país???
    O que mais me intriga é esse tipo de artigo ter passado pelo corpo editorial da revista. Tá! Tudo bem, vai… É a Revista Época… não podemos exigir um corpo editorial pensante. Mas pelo menos um pouquinho de bom senso, não seria pedir muito.
    Alguém ficou de olho nas cartas dos leitores, na revista, pra ver se alguém reclamou dela?
    Abraços,
    Aninha.

  4. Felipe Epaminondas disse:

    Bombardearam ela nos comentários do site (e acho que todo mundo aqui no SB deu sua opinião também)!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM