Habilidades Sociais: Dicas de conversação

20090624_conversacao.jpgÉ comum vermos diferentes animais engajarem em vários comportamentos controlados por comida, sexo, ou outros reforçadores relacionados à sobrevivência. Curiosamente, no homem, a atenção social é outro reforçador extremamente forte! É incrível o quanto ela pode modelar nosso repertório comportamental. Eu já dei um exemplo drástico disso aqui no blog no tópico “lidando com crianças birrentas“.
Iniciar e manter uma conversação são duas classes de comportamentos extremamente importantes para qualquer pessoa, mas não é comum refletirmos sobre como o fazemos e como podemos melhorar. Saber alguns “truques” é essencial ao terapeuta, que pode treinar estas habilidades sociais com seus clientes mais fechados, principalmente aqueles muito ansiosos ou com dificuldades em situações sociais.
O blog AtitudedeHomem.com me chamou muito a atenção por ser recheado de dicas para melhorar suas relações sociais. Embora o site seja mais focado à rapazes que buscam conhecer e conquistar mulheres (interessante, não?), recentemente o autor postou dois tópicos com o título “Dicas de Conversação” que são aplicáveis a qualquer contexto social, e não só na paquera. Vale muito a pena ler!
Dicas de conversação: Parte 1 e Parte 2

Discussão - 6 comentários

  1. Felipe disse:

    Felipe, muito interessante o blog indicado. Já atendi e atendo constantemente muitos adolescentes e adultos com este tipo de dificuldade. A questão é que para os muito tímidos são necessários alguns passos anteriores para ele chegar a iniciar e manter uma conversa com uma garota do seu interesse. De qualquer forma, valeu pela indicação!

  2. El Torero disse:

    Olá…gostei pacas do teu blog. Cheguei aqui atraves do blog do Pedro Doria. Farmacêutico que sou, me interessei por diversos(na verdade gostei de todos os que li)textos que esbarravam em medicamentos e seu uso. No balcão da famácia, amarrado a um trabalho burocrático de aviar receitas e gerar relatórios inutéis para a vigilancia sanitária quando o assunto é (são) os famigerados ‘pscotrópicos’, me assustam tratamentos nos mais diversos aspectos.
    Cara, abraço, sucesso e mais vezes passarei por aqui.
    Luciano.

  3. Karine Souza disse:

    Olá Felipe!
    Com poucas palavras você conseguiu dar o ponta pé inicial do meu artigo sobre “Habilidades Sociais de iniciar, manter e encerrar conversas”. Obrigada!Ótimo Blog..Sucesso!

  4. Felipe Epaminondas disse:

    Que legal, fico feliz! Quando finalizar o artigo não se esqueça de me mandar para eu dar uma olhada! Um abraço!

  5. André disse:

    Olá,Felipe! Não sou médico e gostei de seu blog.Na verdade estou procurando ajuda,pois todos os problemas que tenho são referentes a isso.Uso os paleativos que me passam e se passam 10 anos e não consigo um terapeuta que me ajude e nem sequer me tratam nesse campo,moro no RJ.Poderia me ajudar?

  6. Íris disse:

    Ai que artigo óóóótimo! Simplesmente amei as dicas. Vocês tem twitter ou face? Bjs mil!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM