O Solista (2009)

20090928_thesoloist.jpgEncontrei aqui uma lista de 10 filme que tem como tema transtornos mentais e resolvi assistir alguns deles. O primeiro que vi foi O Solista (The Soloist, 2009).
Bem legal o filme, baseado na história real de Nathaniel Anthony Ayers, um rapaz com extremas habilidades musicais, principalmente no violino e violoncelo, chegando a estudar na famosa escola de artes Juillard School – mas acabou a largando em dois anos, quando começou a apresentar comportamentos psicóticos como alucinações auditivas. Acabou se tornando um morador de rua em Los Angeles e Steve Lopez, um colunista do joranl LA Times o conheceu e escreveu um livro sobre sua vida, que acabou virando este filme.
O que eu achei mais legal no filme são as críticas sutis feitas às instituições de ajuda e aos próprios tratamentos, toda aquela coisa de medicar ou não, enfrentar efeitos colaterais ou não, terapia de grupo funciona ou não, etc. Sem falar nas condições do centro de apoio que os personagens encontram, embora bem acabadinho, os profissionais lá fazem tudo o que podem.
E o melhor de tudo, mostra o lado humano da pessoa com o diagnóstico de esquizofrenia: primeiro, o esquizofrênico não é burro, e segundo, não é mais agressivo que outras pessoas.
Enfim, o filme é bem legal, e melhor ainda pra quem gosta de música, uma boa diversão pra uma tarde de domingo. Vou deixar aqui o trailer e um link pra uma entrevista (em inglês) com os verdadeiros Steve Lopez e Nathaniel Ayres.

Entrevista com Steve Lopez: link

Discussão - 3 comentários

1. Wesley disse:

Caramba… o filme parace ser muito bom, hein…

2. Clarissa disse:

Ótimo! Eu estava esperando ansiosamente este filme sair, não sabia que já tinha sido lançado.

3. Danielle disse:

Esse filme é mesmo muito bom. Gostei muito do seu blog. Aproveito pra lhe sugerir o filme Clube da Luta, pois tb fala sobre esquizofrenia.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato

ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM