Reforçando pessoas: atenção para uns, cerveja para outros.

Falei semana passada sobre o que é estímulo reforçador e como a atenção é um poderoso exemplo nos seres humanos.
Mas existem outros estímulos que também servem de exemplo, como mostra esse comercial da Heineken:

O que é reforçador pra um pode não ser para outro. Deve-se analisar para quem ele está sendo aplicado, qual sua história filogenética (doces costumam ser reforçadores graças ao nosso biológico), sua história pessoal (cebola e brócolis nem tanto, depende do que a pessoa aprendeu a comer) e de variáveis da situação (a pessoa está com fome? sente falta de um armário grande?).
Moral da história: estímulo reforçador não é sinônimo de agrado e nem de elogio. É aquilo que apresentado após um comportamento aumenta sua frequência!
* Agradeço ao Prof. Flávio Borges pelo ótimo vídeo!

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM