As sinapses da aprendizagem

O Analista do Comportamento trabalha programando contingências ambientais para que as pessoas aprendam diferentes comportamentos, seja em casa, na escola, na clínica ou na empresa, enfim, em qualquer lugar onde existam pessoas (ou animais).
Nestas análises olhamos o ambiente, o organismo e as consequências de seus comportamentos, mas algo que não temos acesso direto são os neurônios desse organismo. Mas pelo que parece, nessas “brincadeiras” também estamos os alterando:

“Verificamos uma formação robusta e quase imediata de sinapses, menos de uma hora após o início do condicionamento”, disse Yi Zuo, professor da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Yi Zuo verificou isso depois de ensinar ratos a passarem por uma certa passagem em uma gaiola para conseguirem alimento.
Acho legal ver estudos que mostram os efeitos neurológicos da aprendizagem. Nos dá esperança ao trabalhar com pessoas com lesões sérias ou transtornos mentais como esquizofrenia crônica. Jill Taylor que o diga.
Embora esse tipo de estudo não seja necessário para fazermos as mudanças de comportamento, podemos sonhar com o “fisiólogo do futuro” fazendo modificações diretamente no cérebro, poupando inúmeras sessões de treino. Será?
Fonte: Jornal da Ciência
Artigo original: “Rapid formation and selective stabilization of synapses for enduring motor memories” – Link

Discussão - 1 comentário

1. Otima seleção de matérias.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato

ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM