O Jogo da Morte
Em 1960, Stanley Milgran, inspirado pelo nazismo e interessado em compreender a submissão à autoridade, criou um experimento separando seus sujeitos em grupos de “educadores” e “alunos”. O experimentador fazia perguntas ao “aluno”, sentado em uma cadeira, e a cada erro, dava uma ordem ao “educador”: liberar um choque no aluno como punição. A cada erro o choque era aumentado e, mesmo com as súplicas do aluno, dois terços dos participantes continuaram administrando os choques até o nível máximo! Obedientes, não?
Na semana passada foi ao ar na França o “Le Jeu de la Mort“, ou O Jogo da Morte. No programa, 80 voluntários foram recrutados. Foi dito a eles que participariam de um jogo de entretenimento chamado “Xtreme Zone”. Eles fariam perguntas a um candidato e, caso ele errasse, administraria uma punição de 80 à 460 volts! Frente às câmeras ligadas, à apresentadora famosa e aos gritos da plateia 80% dos participantes continuaram até o final do jogo, chegando a aplicar o choque máximo levando o candidato a aparentemente cair morto. Apenas 16 desistiram. Chocante!
Ah, um comentário: nos dois experimentos, a pessoa que recebia o choque era na verdade um ator. O programa francês acabou sendo transmitido em forma de documentário. Mas as pessoas que aplicaram os choques são tão reais quanto a gente – o que é muito assustador.
Nesta matéria da BBC você pode ver um trecho do programa.
Discussão - 4 comentários
Achei um absurdo esses experimentos
Se não me engano tem um episódio do Lei e Ordem com participação do Robin William que mostra este esperimento. Pena que não lembro o nome.
E tem também o fenomenal (pra quem tem estômago) filme alemão de 2001 “A experiência” (não confundir com alienígenas sanguinários personificados em umas mina loira gostosas). Em que um grupo de candidatos é dividido em guardas e prisioneiros, dá medo de imaginar até aonde o ser humano pode ser animalesco.
qdo somos mostrados ser incapazes, fazemos coisas inacreditáveis, para provar o contrario!!rsrsrsrs