Brilho eterno de uma mente com lembranças

Está na última Galileu (maio/2010):

“Experiência mostra que é possível manipular a memória para acabar com nossos temores.”

“Pioneiros” neurocientistas de Nova York induziram um medo em seres humanos: apresentaram um quadrado azul seguido de um leve choque, fazendo com que o próprio quadrado, apresentado sozinho, produzisse o medo. Bom, isso se chama condicionamento pavloviano, foi descrito por Pavlov no final do século XIX e é bem conhecido na psicologia.

“Numa segunda fase, tentamos apagar o temor que instauramos propositadamente. Para isso, (…) voltamos a mostrá-lo [o quadrado] às mesmas pessoas inúmeras vezes, só que sem os choques. Ao fazer isso, fornecemos novas informações sobre o objeto, agora não mais tão ameaçador. Conseguimos assim prevenir o retorno do medo provocado por ele.”

Ora, isso também foi descrito por Pavlov e muito outro psicólogos! Este princípio é tão conhecido que deu base à técnicas de terapia como o contracondicionamento e a dessensibilização sistemática!
Só não vou falar mais do assunto porque o Neto já o fez em seu blog quando a mesma notícia apareceu na revista da FAPESP.

Discussão - 5 comentários

  1. Como se eles estivessem reinventando a roda, certo? Não vi a reportagem, mas espero que ao menos esses neurocientistas tenham falado sobre os mecanismos neurais envolvidos no condicionamento e no “des-condicionamento”. Nesse caso seria uma pesquisa válida, complementar e, no meu ponto de vista, muito importante.
    Abraço!

  2. Francisco Boni Neto disse:

    Neurocientistas descreveram todas as interações biofísicas, crackearam todo código cognitivo só pra você, Daniel. Vai lá pegar, são 10^18 bits informacionais. Na proxima semana você já pode mandar fabricar nanorobôs neuroterapêuticos.

  3. Carina Tessarolo disse:

    Fantástico! Adorei esse artigo. Gosto muito dessa área da psicologia.

  4. cayman disse:

    Muito bacana esse texto, parabéns pelo blog!

  5. John disse:

    Mais uma prova que behaviorista não entende nada de metodologia científica e prática científica (o post e os comentários).

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM